CIIR realiza Eco Day com vasta programação de incentivo à preservação do meio ambiente
Programação contou com oficinas, feira e rodas de conversas, entre elas, a que abordou o tema 'Lixo nas Ruas: um desafio global'
Na manhã desta sexta-feira (15), o Centro Integrado de Inclusão Reabilitação (CIIR), em Belém, por intermédio de sua Comissão de Sustentabilidade, promoveu a 2ª edição do “CIIR Eco Day”, evento que incentiva à preservação do meio ambiente e da vida no planeta, celebrando em apenas um dia, várias datas comemorativas deste mês alusivas ao tema, com destaque ao Dia da Amazônia, transcorrido em 5 de setembro.
A programação foi diversificada com Oficinas, Feira e Rodas de Conversas, entre elas, a que explorou a temática "Lixo nas Ruas: Um Desafio Global", ministrada por Mateus Dias, professor de Biologia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), convidado para a programação.
Também, houve as Oficinas de Sabão Ecológico, Cultivo, Reaproveitamento de Alimentos e Ecobiju também foram destaques no evento, que estimularam a conscientização, educação ambiental e sustentabilidade com práticas empreendedoras junto a reabilitandos, acompanhantes e profissionais da instituição.
Participante do evento enquanto aguardava o filho que realizava mais um dia de sessão de terapia, Carla Viana, de 29 anos, pontuou o evento como interessante porque os usuários convivem com a natureza em meio aos atendimentos. “Ótimo o evento para incentivar a todos a cuidarem mais do planeta. Não somente em plantar mudas ou realizar a reciclagem, contudo, não menos importante, ensiná-los e incentivar a não jogar lixo na rua. O CIIR vai além de ser uma unidade que presta serviço de saúde, a instituição ensina boas práticas de preservação ambiental por intermédio de suas ações de sustentabilidade, mensais”.
Ações Sustentáveis – A oficina de produção de sabão ecológico garante a preservação do meio ambiente, pois a atividade ambiental ensina que, após o uso do óleo de cozinha na produção alimentar, em casa, pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral.
A didática traz a conscientização para a sociedade não descartar o produto de forma incorreta, “muitas das vezes, na pia da cozinha durante o ato de lavar a louça, atitude esta que agride o meio ambiente, através dos esgotos indo parar nos rios e mares”, alerta a presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Luciana Rocha.
A instituição promove ainda a Feira Sustentável com o intuito de valorizar e oportunizar a um comércio de sustentabilidade oriundo de reaproveitamento empreendedor, como a Vitrofusão e o Ecobiju.
Reciclagem - O projeto Eco CIIR realiza a coleta e destinação correta de resíduos. O E+ Reciclagem, em parceria com a empresa Equatorial Energia, estimula os profissionais a trazerem resíduos ao Centro e, a Comissão de Sustentabilidade, por sua vez, recebe e realiza a pesagem do material. Segundo Luciana Rocha, quem mais contribui, recebe o selo Atitude Sustentável e é contemplado com desconto diretamente em sua conta de energia elétrica.
As atitudes sustentáveis seguem no CIIR em um ambiente arborizado com 1.640 m², o Jardim Sensorial, um local de pura natureza vertical com plantas, ervas e hortaliças, que são colhidas e distribuídas para a comunidade assistida pelo Centro com o intuito de conscientizar a uma alimentação mais saudável.
Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço:
O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.