Alfabetiza Pará realiza mais uma formação continuada para profissionais da educação de Belém
Em mais um dia de ações do programa Alfabetiza Pará, educadores das escolas pertencentes a Diretoria Regional de Ensino 08, participaram da Formação Continuada para professores alfabetizadores. A programação desta quinta-feira (14), proporcionou a aquisição de novos conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula.
Para a dirigente Geovania Paiva, o curso fará com que os profissionais da educação levem até suas escolas conhecimentos necessários para alfabetizar todas as crianças no tempo certo. “Hoje é um momento especial para conversar, dialogar e discutir propostas para que consigamos alfabetizar todas as crianças em cada unidade escolar, através dos nossos laços colaborativos, a fim de serem construtores de seus sonhos”, disse a dirigente.
Na oportunidade, além das dinâmicas realizadas entre os participantes, também foram expostos mecanismos fundamentais na prática pedagógica, onde através dela, muitos docentes podem não apenas discutir o tema alfabetização, mas reconstruir suas concepções sobre a educação como um todo.
“Eu achei muito interessante esse encontro com os alfabetizadores, que veio para somar e construir o processo de conhecimento para os alunos, a fim de levarmos as crianças, uma alfabetização na idade certa. Através dessa formação os alunos tendem a melhorar mais, com a fluência da leitura, por exemplo”, disse Regina Oliveira, professora na Escola Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A formação também é realizada esta semana nas demais Diretorias Regionais de Ensino de Belém, por meio da ações do programa Alfabetiza Pará.
Alfabetiza Pará - É um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.
Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc