Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia registra queda expressiva na taxa de mortalidade por Sepse

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
13/09/2023 17h06

Nos últimos seis meses, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) tem registrado resultados positivos desde a atualização do Protocolo de Sepse, que ocorre quando substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea para combater uma infecção desencadeiam uma inflamação em todo o corpo. A taxa de óbito relacionada a eventos de Sepse, quando comparada a todas as causas de óbito, foi reduzida significativamente para o valor 32,5%, permanecendo em declínio.

A melhoria contínua é consequência do compromisso da gestão da unidade hospitalar em aplicar abordagens baseadas em evidências científicas para a prevenção e o tratamento da infecção que reduz a mortalidade e o tempo de internação, entre outros benefícios.

Esses protocolos são diretrizes médicas que estabelecem um conjunto de procedimentos para a identificação precoce, avaliação, tratamento e acompanhamento de pacientes com suspeita ou confirmação de infecção generalizada como a doença é conhecida popularmente.

O diretor Técnico do HGT, Marcello Ferreira, destaca que há um trabalho contínuo e dedicado à implementação de protocolos eficazes para o manejo da Sepse – ação fundamental na redução das taxas de infecção e mortalidade. 

Equipe do Hospital Geral de Tailândia“Desde a implantação do protocolo, passamos a fidelizar a melhoria de indicadores assistenciais de desfecho, com impacto positivo na ação de salvar vidas. A ação se trata de validar os personagens executores como protagonistas da forma baseada em evidências de termos protocolos clínicos gerenciados na unidade hospitalar”.

Benefícios aos pacientes

A identificação precoce de infecções é parte fundamental do objetivo dos protocolos de Sepse. A padronização das condutas dos profissionais baseadas em evidências científicas garante boas práticas assistenciais direcionadas aos pacientes.

Além da assistência multiprofissional de qualidade, os benefícios dos protocolos também incluem:

• Redução de mortalidade; 
• Redução do tempo de internação;
• Redução nos custos do tratamento;
• Melhora da comunicação entre a equipe médica;
• Retorno precoce do paciente às suas atividades habituais.

O médico enfatiza que, dentro desse contexto, uma dinâmica especial marcou a entrega simbólica de medalhas e troféu, intitulados "Guardião da Sepse”, que foi concedido aos profissionais que mais atuaram na abertura do protocolo em pacientes, evidenciando o comprometimento em agir rapidamente para identificar e tratar a Sepse. 

Medalha individual A enfermeira do Pronto Atendimento (PA), Débora Feitosa, foi uma das profissionais que receberam o reconhecimento, que agradeceu a iniciativa. “Essa cultura de excelência é essencial para garantir o melhor cuidado possível aos nossos pacientes. Mais do que um momento comemorativo, é um lembrete constante da importância trabalharmos juntos em prol do bem-estar daqueles que confiam em nossa equipe”.

Além da cerimônia de premiação, os profissionais do HGT são regularmente capacitados e atualizados sobre a temática, habilitando cada membro da equipe para desempenhar um papel proativo e eficaz em todo o processo de atendimento ao paciente com suspeita ou diagnóstico confirmado de Sepse.

Maria Graça Gonçalves, 43 anos, parabenizou a unidade hospitalar pela redução positiva e pelo atendimento prestado. "A redução na taxa de mortalidade por Sepse é algo muito bom e tranquilizador para todos nós que dependemos dos serviços públicos do HGT. A implementação dessa medida demonstra o compromisso com a nossa segurança e com nossas vidas. Parabéns ao HGT e aos colaboradores pela dedicação, e por seguirem as melhores práticas de saúde”, finalizou a usuária, que trabalha como professora de geografia, na rede municipal de ensino.

Dados - Segundo o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), estima-se que no Brasil ocorram 240 mil mortes ao ano, muitas delas de idosos e crianças, em decorrência do conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. A mortalidade no Brasil chega a 65% dos casos, enquanto a média mundial está em torno de 30 a 40%.

“Com isso, mantemos o corpo clínico e assistencial com um olhar atento para a redução contínua das taxas de mortalidade por Sepse”, finalizou o diretor técnico.

Dia Mundial da Sepse- A data é comemorada nesta quarta-feira, 13, que traz uma nova abordagem. Este ano: “Antibióticos: muito além da primeira hora. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a data uma oportunidade para as pessoas em todo o mundo se unirem na luta contra essa doença, responsável por milhões de mortes em todo o mundo, anualmente.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.