Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Professores alfabetizadores de Belém participam de formação continuada

Por Bruno Magno (SEOP)
13/09/2023 16h37

Em mais uma das ações do programa Alfabetiza Pará, professores do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental I, das unidades que fazem parte da Diretoria Regional de Ensino 03, participam da Formação Continuada para professores alfabetizadores. Voltadas para o desenvolvimento da leitura e escrita, o encontro, que iniciou nesta quarta-feira (13), segue até esta quinta-feira (14), na Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), em Belém. 

A formação do Alfabetiza Pará reúne 58 professores e tem coordenação da dirigente Mônica Sousa, da coordenadora pedagógica Etienne Andrade, e das professoras formadoras Maria de Lourdes Costa e Maria Edilene dos Santos.

A programação abordou temas que envolveram o direito da criança ser alfabetizada; alfabetizar na perspectiva do letramento; apropriação do sistema de escrita alfabética e estratégias para o desenvolvimento do leitor a partir da exploração do texto; o papel da consciência fonológica para o aprendizado da escrita alfabética; além da retomada dos resultados da avaliação diagnóstica de fluência leitora para planejar intervenções e a acolhida. 

“Esta formação tem por objetivo formar multiplicadores das boas práticas de alfabetização e socializamos conhecimentos significativos, que auxiliem na aprendizagem dos nossos alunos do primeiro ciclo da infância. Além de trocar experiências e nos aprofundarmos nos materiais didáticos fornecidos pela Seduc”, disse Mônica Sousa, dirigente da DRE 03. 

"Alfabetiza Pará" - É um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc