Estudantes da rede pública estadual conhecem o universo da ópera
Durante cerca de uma hora, na tarde desta sexta-feira, 23, mais de quinhentos estudantes da rede pública estadual tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo da ópera, tendo como palco um dos mais importantes monumentos da capital paraense: o Theatro da Paz. Estamos falando do projeto “Concertos Didáticos”, uma iniciativa do Conservatório Carlos Gomes, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Belém (Semec).
Segundo a técnica da Diretoria de Ensino Infantil e Fundamental (Deinf) da Seduc, Elaine Leão, participaram da ação alunos das escolas estaduais Almirante Guillobel, Santo Agostinho, General Gurjão e Ester Bandeira. “É muito interessante porque eles aprendem sobre óperas, tipos de vozes, as histórias mais famosas, entre outras questões”, pontuou.
O estudante Pedro Miranda, de nove anos, está no quinto ano do Ensino Fundamental da escola Santo Agostinho e foi pela primeira vez ao Theatro da Paz. “Estou gostando muito de ópera, me chamou muito a atenção pela música, parece que estamos vendo os personagens mesmo cantando, além de aprender um pouco mais sobre a história de Belém”, detalhou.
A professora do menino, Nazaré Souza, disse que vai aproveitar o passeio dos alunos para aprofundar, em sala de aula, temas como a Bélle Époque na Amazônia e a importância do patrimônio histórico. “Esse é um projeto muito interessante e a gente sempre faz questão de participar porque muitos alunos não têm outras oportunidades de frequentar um espaço como esse, além de fazer com que eles prestem mais atenção a temas como a cultura, a identidade e a história da nossa região”, avaliou.
A mesma visão tem a diretora da escola, Gorete Oliveira, que faz questão de levar os estudantes da Santo Agostinho para participar do projeto. “É preciso que eles reconheçam esse espaço, do Theatro, que é um espaço importantíssimo da nossa cidade, onde eles podem conhecer mais de perto a nossa história”, afirmou.
A aposentada Raimunda Reis, de 73 anos, também nunca tinha ido ao Theatro da Paz. Ela decidiu acompanhar o neto Madson Barbosa, de 15 anos, matriculado no quinto ano do Ensino Fundamental da escola Ester Bandeira. “Estou encantada, nunca tinha visto algo tão lindo assim. As peças que eles apresentaram são maravilhosas, coisa de outro mundo”.