Ribeirinhos da APA Lago de Tucuruí recebem capacitação para elaborar planilha de custo de produção
A formação auxiliou os produtores locais na gestão financeira de suas atividades, possibilitando um melhor planejamento e controle dos insumos envolvidos
Ribeirinhos da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí participaram de um curso voltado à elaboração de planilhas de custo de produção, e viabilizado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A formação garantiu o suporte aos produtores locais na gestão financeira de suas atividades, possibilitando um melhor planejamento e controle dos custos envolvidos na venda de seus produtos e serviços.
Com 22 participantes, a qualificação, realizada na última semana, também contou com o apoio de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater/PA), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Banco da Amazônia e da Gerência da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí (GRTUC), que contribuíram como facilitadores nos grupos formados para elaborar as planilhas.
A APA Lago de Tucuruí, localizada na região sudeste paraense, é uma Unidade de Conservação (UC) do Ideflor-Bio sob os cuidados da Gerência da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí (GRTUC). Seu território possui grande importância socioambiental, onde vivem comunidades ribeirinhas que dependem da pesca, agricultura e outras atividades extrativistas para sua subsistência e que relatam dificuldades na gestão financeira.
Com a realização do curso, eles aprenderam a elaborar planilhas em que é possível identificar os custos diretos e indiretos, como matéria-prima, mão-de-obra, energia e outros insumos envolvidos. Ao dispor dessa ferramenta, os participantes puderam compreender como é possível fazer análise mais precisa dos custos envolvidos na produção e tomar decisões mais assertivas.
Além desse foco, a capacitação também abordou temas como formação de preço de venda, controle de estoque e gestão financeira básica, aplicando os conhecimentos adquiridos em exercícios práticos, utilizando casos reais de suas próprias atividades.
De acordo com a titular da GRTUC, Keylah Borges, a iniciativa foi elogiada por valorizar a qualificação dos ribeirinhos e incentivar o desenvolvimento sustentável na região.
“O curso voltado para os ribeirinhos da APA Lago de Tucuruí, na elaboração de planilhas de custo de produção, foi uma ação de extrema importância para fortalecer a gestão financeira dos produtores locais. Com uma melhor compreensão dos custos envolvidos em suas atividades, esses ribeirinhos poderão impulsionar suas produções de forma sustentável, garantindo uma melhor qualidade de vida para si e suas comunidades”, afirmou Borges.