Hospitais estaduais celebram Dia da Amazônia com ações sustentáveis em favor da região Norte e do planeta
PEQUNOS USUÁRIOS DO HGT REGAM HORTATERAPIA
Nesta terça-feira, 5 de setembro, Dia da Amazônia, hospitais públicos do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que desenvolvem boas prática em preservação ao meio ambiente com foco na região Norte, celebram a preservação do bioma que está entre os mais ricos e essenciais para a vida no mundo, e que ocupa boa parte do território brasileiro.
Essas unidades de saúde ecoconscientes incluem o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Hospital Geral de Tailândia (HGT), que cuidam do meio ambiente em seus vários aspectos, entre eles, questões climáticas e suas alterações; preservação e conservação da biodiversidade, Gerenciamento de Resíduos Educação Ambiental, que garantiu a premiação de três delas, ao participarem do Projeto Gavião Azul do INDSH, que é uma campanha nacional para impulsionar boas práticas de preservação do meio ambiente e à vida, através da campanha nacional denominada de “Corrida Ambiental”, que foi vencida pelo HGT, seguido do CIIR e do HJB, 1º, 2º e 3º, respectivamente. Ao total foram realizadas cerca de 160 ações verdes, em 12 meses.
HGT - O diretor executivo do HGT, Cristian Tassi, destacou a importância da responsabilidade socioambiental na área da saúde. “Já havíamos iniciado algumas ações sustentáveis em nossa unidade hospitalar antes mesmo de recebermos o prêmio 'Guardião Azul', que veio para unificar esses esforços. Essa vitória é fruto de um trabalho em equipe, em que cada um de nós se sente satisfeito ao máximo para atingir os objetivos e transformar a nossa unidade em um ambiente mais sustentável para todos”.
Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a revitalização da horta orgânica, o programa "Adote uma Garrafa”, compostagem de materiais orgânicos, a redução do uso do gás R22, o direcionamento de materiais recicláveis para cooperativas, além de atividades de educação ambiental em escolas públicas do município e para os próprios usuários da unidade hospitalar.
A usuária Helena de Sousa, de 61 anos, parabenizou a unidade hospitalar pela conquista. “Parabéns ao HGT pela vitória no projeto 'Guardião Azul'. A unidade é um exemplo de como é possível cuidar do meio ambiente e ao mesmo tempo promover uma saúde de qualidade. Buscar a sustentabilidade é muito importante, principalmente dentro de um hospital, pois estimula a consciência ambiental desde a infância e ajuda a construir um futuro mais sustentável para todos nós”.
CIIR PLANTA, CULTIVA E FAZ COLEITA DE HOSTALIÇAS E DISTRIBUI ENTRE USSUÁRIOS E ACOMPANHANTES
CIIR- A presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Luciana Rocha, destacou a importância de acompanhar a evolução e mudança de hábitos dos colaboradores e usuários em cada ação realizada. “É muito valoroso estar em uma instituição que se compromete em usar os recursos naturais com responsabilidade, investir no bem-estar da Amazônia e do planeta e garantir que todos os envolvidos em seus processos sejam tratados de forma justa. Agradeço o compromisso de todos”.
HJB- O diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, destacou o empenho de todos para o alcance das metas de ações sustentáveis na unidade hospitalar. “Atribuímos o resultado ao incansável trabalho de nossa equipe, sempre comprometida a desenvolver nossa unidade, buscando a cada ano, novos reconhecimentos como este honrando nosso lema de Respeito à vida!”.
As ações realizadas nas unidades do Pará envolveram colaboradores e usuários, que são beneficiados com os impactos positivos das boas práticas em sustentabilidade. A intenção é melhorar cada vez mais o ambiente nos hospitais, com a concepção de saúde como conceito mais amplo.
Texto: Vera Rojas