Alunos de Biomedicina da Universidade do Estado lançam podcast sobre genética
Criado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a mídia tem cinco episódios sobre a presença da temática no cotidiano
Alunos do primeiro semestre do curso de Biomedicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) desenvolveram um podcast com a proposta de abordar, de maneira simplificada, como a genética está presente no dia a dia. O "Geneticando o Cotidiano" foi criado sob a orientação da professora Ana Paula Guimarães, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e lançado no último dia 25.
O podcast conta com cinco episódios: A Genética Está no Dia a Dia; Nutrigenética; Transgênicos na Alimentação; Agentes Mutagênicos e Saúde; e Agentes Antimutagênicos. Todos estão disponíveis para acesso no canal do Youtube "Biomedicina Uepa 2023". Na conta do Instagram de mesmo nome, também é possível acompanhar conteúdos sobre os episódios, bem como os eventos desenvolvidos pela turma de Biomedicina.
O "Geneticando o Cotidiano" foi elaborado como produto da etapa obrigatória Atividade Integrada em Saúde (AIS), que é realizada a cada semestre, a partir da Metodologia de Problematização, uma forma de aprendizagem que possibilita a participação ativa do estudante na construção do conhecimento. “A proposta é observar certa realidade e levantar um questionamento, criando uma estratégia, ou seja, uma ação para fornecer ao público em questão uma resposta”, explica Ana Paula Guimarães.
A professora conta que a temática central do podcast foi escolhida porque, geralmente, a população “vê a genética como algo distante da sua realidade, quando na verdade não é”. O novo formato de mídia destaca situações importantes do cotidiano, nas quais a genética está envolvida, por meio de um debate descontraído, no estilo de bate-papo. Um exemplo é o primeiro episódio, o "A Genética Está no Dia a Dia", que enfoca o papel fundamental desse campo para identificar e tratar doenças, em especial a Covid-19. “A genética está na linha de frente, pois é a área de conhecimento que estuda o material genético presente nas células dos organismos”, reforça o episódio, que também contempla a necessidade de reconhecimento do valor da genética para o entendimento e investimento no setor.
Inovação - A ideia de elaborar um podcast foi recebida com empolgação pelos alunos de Biomedicina, destaca a professora Ana Paula.
“Os alunos gostaram muito, por serem jovens e estarem familiarizados com as ferramentas tecnológicas, das quais gostam de fazer uso e fazem isso com muita criatividade”, afirma.
Segundo as discentes Leandra Feliz Santos e Alexandra Motta da Silva, a criatividade foi estimulada a partir da possibilidade de desenvolverem um produto diferente do que costuma ser abordado em sala de aula.
“Achamos um projeto bom porque sai do padrão de aula, cartaz ou atividade escrita, além de usar um recurso digital, que é mais prático e facilmente acessado hoje em dia”, afirmam. Para as alunas, a criação do podcast é uma oportunidade de “compartilhar conhecimento sobre a genética de uma maneira mais didática, simples e correlacionada ao cotidiano. Assim, contribui com a educação em saúde ao levar informações mais acessíveis para o público em geral”.