Setur participa do I Workshop de Pesca Esportiva de Altamira
Representada pelo secretário-adjunto de Estado de Turismo, Lucas Vieira, a Secretaria de Turismo do Pará (Setur) marca presença no I Workshop de Pesca Esportiva de Altamira, realizado na quarta e quinta-feira (30 e 31 de agosto), na Casa de Memória TransXingu, em Altamira, município da região Xingu. O evento, que é realizado pela Prefeitura de Altamira, tem como maior objetivo usar o turismo como ferramenta econômica na promoção de um desenvolvimento sustentável.
“Falamos da importância da pesca esportiva e o potencial da região, queremos ajudar Altamira a se fortalecer cada vez mais nesse importante mercado de global de constante crescimento, capaz de incrementar o fluxo de turistas e de receita para o Estado. Escutamos demandas para que juntos possamos trabalhar com os municípios do Xingu pelo crescimento da região, pela geração de emprego, renda e fortalecimento da cadeia produtiva do turismo”, explicou Lucas Vieira.
Altamira é um dos municípios paraenses com grande capacidade na indução turística de pesca esportiva na região Xingu, e consequentemente, na geração de emprego e renda, além do incremento do fluxo de visitantes. O município promove há 23 anos o Torneio de Pesca do Pacu de Seringa, competição anual que tem como cenário o Rio Xingu em boa parte dos seus 1.979 quilômetros de extensão. Aliás, atualmente, o Rio Xingu é palco da pesca artesanal, de subsistência, comercial e esportiva.
“Altamira é o maior município do Brasil e o terceiro maior do mundo. Guardião de boa parte da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a maior do segmento 100% brasileira. A localidade é rica em fauna, flora e turismo, principalmente voltado à pesca esportiva”, afirma Eliana Couto, secretária de Turismo de Altamira, ao justificar a realização do workshop como uma demanda local para impulsionar esse segmento turístico.
Também na quinta-feira (31), como parte da programação, ocorreu a reunião do Fórum da Região Turística do Xingu – Fortxingu, com o objetivo de debater as demandas turísticas da região e as propostas para o futuro turísticos dos municípios, abrangendo todo potencial turístico existente e em especial para atender as expectativas dos grandes eventos que a Amazônia vai receber nos próximos anos.
“O Fortxingu já existe para integrar e inteirar os municípios da Região Turística Xingu e deixá-los afinados nas políticas públicas em turismo. Ter a presença do Estado, na figura do secretário adjunto de Estado de Turismo, Lucas Vieira, é sentir as instâncias de governança unidas, saber que as demandas estão sendo escutadas e trabalhadas por uma equipe que quer ver o Xingu tomar posse do lugar que lhe pertence, como uma Região Turística forte dentro do Pará, levando o nome de Vitória do Xingu também", afirma Hellen Luana Silva, secretária de Turismo de Vitória do Xingu.