Escolas já planejam ações com os recursos do programa 'Dinheiro na Escola Paraense'
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), liberou nesta sexta-feira (01), a primeira parcela dos recursos do programa "Dinheiro na Escola Paraense". O recurso foi depositado nas contas bancárias das unidades da rede estadual. Na primeira parcela, 579 escolas estão aptas a receber os investimentos da Secretaria de Educação, no valor total de R$ 62.380.641,57.
A Escola Estadual Ruth dos Santos Almeida, em Belém, foi uma das primeiras a receber os recursos nesta sexta-feira (01). A diretora Alba Freitas, destacou a importância dos investimentos para as unidades escolares. Segundo ela, a iniciativa contribui diretamente para uma educação de qualidade e para o progresso dos estudantes.
Alba Freitas - diretora Ruth Almeida“Desde que o recurso foi divulgado pelo governo do Estado, começamos a mobilizar nossa comunidade, sabendo que o dinheiro vem para muitas melhorias, na climatização, na questão dos projetos que estão sendo desenvolvidos para equipar a escola, para poder aumentar o índice de aprendizagem desses alunos. Então, nós estamos muito gratos e muito satisfeitos de ver que o Estado vem nos dando mais autonomia para resolver situações do dia a dia que nós que estamos na escola, conhecemos. É uma imensa satisfação saber que hoje nós contamos com este recurso”, disse entusiasmada.
Para a estudante Ana Luiza Miranda, de 15 anos, além de melhorar o ambiente escolar, os recursos contribuirão para o desenvolvimento educacional dos alunos. “É com imensa satisfação que a gente recebe esse benefício. Não será só uma melhoria para a escola, mas também no estudo da gente, porque estamos precisando de ar condicionados que estão quebrados, ventiladores, lâmpadas, livros, novos computadores. Isso vai fazer com que a nossa sala fique um ambiente mais confortável pra gente estudar”, enfatizou a aluna.
Ana Luiza Miranda - EstudanteO "Dinheiro na Escola Paraense" é uma iniciativa que potencializa e confere autonomia para o desenvolvimento de ações nas escolas, cujo objetivo principal é fortalecer a gestão escolar, possibilitando que as unidades educacionais aprimorem sua infraestrutura física e pedagógica. Com a verba, as escolas poderão realizar melhorias em suas instalações, como reformas, reparos e aquisição de materiais didáticos e equipamentos. Além disso, o investimento também visa proporcionar um ambiente adequado e estimulante para os estudantes, promovendo o engajamento, o desenvolvimento pleno de suas habilidades e o aumento dos índices de desempenho da educação básica.
Texto de Clayton Santos/Ascom Seduc