Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Seduc participa de Sessão Especial na Alepa para debater mudanças climáticas

Por Bruno Magno (SEOP)
31/08/2023 18h43

Na manhã desta quinta-feira (31), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Diretoria de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Profissionalizante (DIEFEM), participou da Sessão Especial “Debate sobre questões climáticas, desenvolvimento sustentável e apoio para o fortalecimento da COP30” na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O objetivo foi estabelecer um diálogo abordando as questões ambientais que afetam a Amazônia Paraense. Além disso, foram discutidas estratégias para lidar com esses desafios e, de modo especial, apoiar as iniciativas construtivas da COP-30.

Na ocasião, a representante da Seduc, Emily Silva, esclareceu as medidas que a secretaria tem adotado neste momento, sobre a política de educação para o meio ambiente, sustentabilidade e clima, como a política da Seduc, voltada para trabalhar tanto nas séries iniciais, fundamental menor, fundamental maior, e ensino médio, a questão ambiental de forma realmente significativa e efetiva na matriz curricular.

“A Sessão Especial foi importante para dar voz e vez aos Amazônidas, para que falem sobre a Amazônia, as questões culturais, socioambientais, territoriais e sobretudo os direitos dos Povos Tradicionais, da população das baixadas, das periferias, das crianças dos adolescentes, jovens e da pessoa idosa. Todos têm direto a um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, um bem de uso comum do povo e essencial à saúde e a qualidade de vida. A ideia é que se imponham frente ao Poder Público e a coletividade, que tem o dever de defender e preservar para as presentes e futuras gerações”, disse Emily Silva, Especialista em Educação Ambiental.

A Sessão foi presidida pelos deputados Carlos Bordalo e Lívia Duarte e reuniu autoridades e representantes de organizações e movimentos sociais, que dialogaram sobre impactos das mudanças climáticas, a questão do saneamento na Amazônia, fornecimento de água, tratamento de esgoto na região metropolitana. Além disso, representantes de comunidades quilombolas se manifestaram em relação às suas comunidades, bem como representantes de povos indígenas, que retrataram como são afetados com as mudanças climáticas. 

O deputado estadual Carlos Bordalo vai criar um comitê para tratar das ações da COP 30, onde automaticamente todas as pessoas que estavam participando da sessão já estão inseridas nesse comitê.

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc