Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REDE DE PROTEÇÃO

Fundação ParáPaz capacita profissionais da educação sobre violência contra crianças

Educadores são treinados para identificar qualquer sinal de abuso contra o público infantojuvenil e oferecer o suporte necessário aos alunos

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
29/08/2023 18h13

A proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes são prioridades incontestáveis, e a atuação do profissional de ensino é fundamental no acolhimento de alunos que passam por situações delicadas, como os casos de violência. E para fortalecer a garantia de direitos destes jovens, a Fundação ParáPaz iniciou uma programação dedicada aos educadores.

Em Belém, a abertura da capacitação, que teve como tema “A importância do profissional de ensino no acolhimento de crianças e adolescente vítimas ou testemunhas de violência”, ocorreu na manhã de terça-feira (29), no auditório do Centur, em Belém, e contou com a presença de centenas de inscritos.A capacitação é realizada no auditório do Centur, em BelémA capacitação é realizada no auditório do Centur, em BelémFoto: Ascom/ ParáPaz

Margareth Carvalho, coordenadora do Núcleo de Avaliação Educacional Especializado do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crei) “Gabriel Lima Mendes”, estava acompanhada de sua equipe de trabalho, e ressaltou a relevância da iniciativa para aprimorar o conhecimento e colocar em prática o que foi discutido.

Margareth Carvalho, coordenadora do Núcleo de Avaliação Educacional Especializado do CreiMargareth Carvalho, coordenadora do Núcleo de Avaliação Educacional Especializado do CreiFoto: Ascom/ ParáPaz“Este é um momento muito importante para fortalecer as parcerias para, quando identificada alguma situação de abuso, os profissionais encaminharem essas crianças de forma correta, assim como é importante identificar o mais precocemente possível e buscar ajuda. Quanto mais os profissionais tiverem esse conhecimento, melhor”, disse Margareth Carvalho.

Fazer a diferença - O presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, reforçou no evento o papel que o órgão desempenha na Região Metropolitana de Belém e nos municípios do interior, e reconheceu a responsabilidade dos profissionais de ensino, que podem identificar qualquer tipo de sinal e oferecer o suporte necessário aos alunos.

“É com grande satisfação realizar este evento para refletir sobre um tema de extrema importância no combate a crimes contra crianças e adolescentes. Que esta capacitação seja apenas o começo de uma jornada de aprendizado e aprimoramento dos educadores, para que juntos possamos fazer a diferença e criar um futuro melhor para as próximas gerações”, acrescentou Alberto Teixeira.

Foto: Ascom/ ParáPazProgramação – As palestras são ministradas por representantes de órgãos e instituições que atuam na rede de proteção e auxiliarão no fornecimento de ferramentas para reconhecer indicadores de violência, lidar com a sensibilidade diante dessas situações e estabelecer canais de comunicação efetivos entre educadores e alunos, assim como esclarecer como o encaminhamento deverá ser realizado, para não haver revitimização.

A programação desta terça-feira (29) foi das 09 h às 12 h, e das 14 h às 18 h, e continua na quarta-feira (30), das 08 h às 12 h, no Centur.

Em setembro, a capacitação está prevista para os dias 19 e 20, no município de Itaituba, no sudoeste paraense, e nos dias 21 e 22 em Santarém, na região Oeste. As inscrições estão abertas pelos links https://doity.com.br/sgdca2023-itaituba e https://doity.com.br/sgdca2023-santarem

A realização conta com a parceria das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec); Ministério Público; Tribunal de Justiça do Pará; Conselho Tutelar; polícias Civil e Militar; conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, e outras instituições.