Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

HGT participa do projeto “Padrinho Solidário” e leva alegria a alunos da rede municipal

Por meio do Grupo de Trabalho de Humanização, o Hospital Geral de Tailândia participou da 11ª edição do projeto “Padrinho Solidário”, beneficiando 24 alunos da rede municipal com a entrega de presentes solicitados pelas próprias crianças em cartas

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
15/12/2025 18h02

Nesta segunda-feira (15), o Hospital Geral de Tailândia (HGT) participou da 11ª edição do projeto “Padrinho Solidário”, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). A ação foi promovida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental José Alfredo de Souza e beneficiou 24 alunos da unidade de ensino, com a entrega de presentes solicitados pelas próprias crianças em cartas enviadas à unidade hospitalar.

O projeto incentiva os estudantes a escreverem e decorarem cartas, nas quais expressam seus desejos de Natal, solicitando itens como material escolar, brinquedos, bolas, bonecas, entre outros. As cartas são distribuídas entre os colaboradores do HGT, que aderem voluntariamente à iniciativa, tornando-se padrinhos das crianças e atendendo aos pedidos como um gesto de solidariedade e compromisso social.

A aluna Luísa Emanuelle, de oito anos, falou com alegria sobre o presente recebido. “Eu pedi um boneco de montar porque eu gosto de brincar. Aí eu ganhei ele e fiquei muito feliz com meu presente. Vou brincar muito nas férias”, contou a estudante.

Nesta edição, foram beneficiados alunos de oito anos da turma TF 203, que receberam os presentes durante uma ação de confraternização realizada na escola.

A professora Célia Borges, idealizadora do projeto, explica que a iniciativa nasceu com o objetivo de fortalecer valores como solidariedade, empatia e participação social entre os alunos, além de aproximar a escola da comunidade. 

“Esse projeto tem um significado muito especial, porque ele mostra às crianças que existem pessoas dispostas a se importar e a compartilhar. Com o apoio dos profissionais do HGT e de outros padrinhos, conseguimos atender aos pedidos todos os anos, que são sempre diversos. Sou muito grata por essa parceria e acredito que podemos ampliar ainda mais essa iniciativa no futuro”, destacou a docente.

Durante a entrega dos presentes, os alunos foram chamados um a um, pelo nome, para receberem seus presentes das mãos dos representantes do hospital, em um momento de atenção individual e interação com as crianças. Ao final da ação, houve um momento de confraternização, com o compartilhamento de um lanche, além da entrega de lembranças aos estudantes, marcando o encerramento da atividade.

A voluntária do GTH, Patrícia Manfredi, que acompanhou a atividade, ressaltou que o projeto vai além de uma ação pontual. “O ‘Padrinho Solidário’ representa mais um compromisso do HGT com a humanização e com a comunidade. A participação dos colaboradores demonstra solidariedade e reforça nosso papel de promover cuidado que ultrapassa os muros do hospital, levando esperança às crianças e suas famílias”, afirmou.

Neste mês, o HGT realizou outras ações solidárias, incluindo a distribuição de brinquedos para crianças internadas na unidade hospitalar, por meio de campanhas de Natal. Nos próximos dias 22 e 23, o hospital também promoverá a entrega de cestas básicas em bairros da cidade, arrecadadas por meio de uma campanha interna entre os colaboradores.

Para o diretor-executivo do HGT, Eduardo Pereira, ações como o "Padrinho Solidário" fazem parte de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pela unidade com foco na humanização e no cuidado integral. Segundo ele, o hospital busca atuar de forma responsável não apenas na assistência em saúde, mas também no fortalecimento das relações com a comunidade.

“O HGT entende que o cuidado vai além do atendimento clínico. Por isso, incentivamos e participamos de ações sociais, educativas e solidárias, que aproximam o hospital da população e reforçam valores como empatia, respeito e compromisso coletivo. Essas iniciativas refletem o envolvimento dos nossos colaboradores e mostram que é possível contribuir positivamente para a comunidade, promovendo integração e apoio em diferentes momentos”, afirmou o gestor.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço:

O HGT é uma unidade de saúde do governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.