Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TREINAMENTO

Capacitação da Adepará favorece troca de conhecimento técnico entre profissionais da defesa agropecuária

Aprimoramento reuniu 50 profissionais em Marabá, que puderam conhecer mais sobre os 10 programas sanitários desenvolvidos pela Agência nos 144 municípios do Pará

Por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)
28/08/2023 10h49

Há apenas 2 meses na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), o fiscal agropecuário Vinicius Paeze, que hoje atua na Unidade de Sanidade Agropecuária (ULSA) de Novo Repartimento, foi um dos 22 participantes da Capacitação em Defesa Sanitária Animal, realizada em Marabá, no sudeste do Pará.

“Esse curso foi de grande valia porque nós nos aperfeiçoamos em todos os programas em que a Adepará atua. É uma atualização muito importante e espero que continue a ocorrer para qualificar ainda mais os agentes que atuam na região”, reforçou. 

O treinamento também possibilitou aos agentes que auxiliam os fiscais no trabalho de campo que pudessem ser qualificados, já que as categorias executam em conjunto as ações de defesa agropecuária. 

Cláudia Almeida é auxiliar de campo e veio do município de Piçarra para participar do aprimoramento pela primeira vez. 

“Me senti muito valorizada como servidora em poder participar pela primeira vez de uma capacitação como essa. Gostei muito de entrar em contato com tantos profissionais experientes”, declarou.

Marabá foi a cidade escolhida para sediar a capacitação em defesa sanitária animal da Adepará por despontar na atividade agropecuária como o terceiro município em rebanho bovino do Estado e possuir o maior rebanho suíno. A Regional da Agência na cidade é responsável por garantir a sanidade da cadeia produtiva animal dos municípios de Marabá, Itupiranga, Eldorado dos Carajás, Nova Ipixuna, Curionópolis e Parauapebas, além do escritório de Cruzeiro do Sul. 

Na Agência há quase 20 anos, o fiscal agropecuário Sérgio Amaral ressaltou que o treinamento proporcionou atualizações sobre informações técnicas, dando destaque ao trabalho desenvolvido pelas Regionais.

“Nós nos sentimos muito valorizados porque o curso saiu do centro urbano, que é Belém, para a maior cidade do sudeste do Pará, que é Marabá. E todos os programas sanitários que fazem parte da estrutura do Serviço Veterinário Oficial  foram contemplados. Foi gratificante participar”, disse.

As atividades de aprimoramento foram realizadas durante cinco dias e tiveram como público-alvo 22 fiscais agropecuários (médicos veterinários) e 28 agentes fiscais agropecuários das Regionais da Adepará localizadas nas cidades de Marabá, São Geraldo do Araguaia, Tucuruí, Tucumã, Redenção e Xinguara, envolvendo, ao todo, 30 municípios. 

Há 10 anos atuando pela instituição, a fiscal agropecuária Fabiana Possato é de Tucumã, município que possui 1.800 propriedades cadastradas e que controla outras propriedades de cidades vizinhas. O exercício da atividade reflete o desafio enfrentado pelas equipes que atuam para garantir a sanidade da produção agropecuária em um estado de amplas dimensões territoriais.

“O treinamento também nos ajuda a implementar um planejamento para executar as atividades de uma forma que a gente otimize o tempo, considere a questão do servidor - tanto a questão humana quanto a questão profissional - e que a gente consiga colocar isso de maneira que atenda ao nosso princípio, que é a defesa agropecuária frente ao nosso cliente: o produtor rural”, ressaltou a veterinária. 

A semana de aperfeiçoamento garantiu a troca de experiências entre os participantes além de conhecimentos compartilhados sobre os 10 programas sanitários desenvolvidos pela Adepará nos 144 municípios paraenses. Esse trabalho qualifica ainda mais os técnicos da Agência e fortalece as ações de defesa agropecuária no Pará. 

“Foi gratificante acompanhar a participação e o comprometimento dos servidores e equipe técnica durante todo o treinamento, fortalecendo a Adepará, frente aos desafios na defesa agropecuária e com ótimas perspectivas de avanços para o estado“, concluiu Graziela Oliveira, gerente de Defesa Animal.