Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Em Santarém, Segup capacita agentes e rede de atendimento a grupos vulneráveis

Formação busca garantir qualidade nos atendimentos às vítimas, que incluem mulheres, crianças, adolescentes, idosos e população LGBTQIA+

Por Roberta Meireles (SEGUP)
25/08/2023 11h04

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) finalizou mais uma capacitação para agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS) e redes de atendimento com o objetivo de garantir a humanização e aptidão nos atendimentos a grupos vulneráveis vítimas de violência. A atividade de formação ocorreu no Centro Regional de Governo, em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas, na última quinta-feira (24).

O curso teve duração de dois dias, e habilitou 60 agentes, entre policiais militares e civis, bombeiros militares, servidores da Polícia Científica e Conselho Tutelar, além de profissionais da saúde e educação, sendo uma das qualificações com o maior número de órgãos participantes, visando garantir a melhor assistência ao promover o atendimento e acolhimento adequados dentro de sua competência.

Para a palestrante e escrivã de Polícia Civil, Alethea Bernardo, a integração do maior número de órgãos que atuam no atendimento é primordial para que ele esteja fortalecido e alinhado.

“Nessa capacitação nós buscamos levar conceitos para uma compreensão das terminologias que envolvem o enfrentamento à violência contra grupos vulneráveis. Também apresentamos as atualizações legislativas e protocolos de atendimentos em rede, buscando a especializar os servidores da segurança pública e rede de atendimento para que seja possível atender as vítimas, em todos os âmbitos, da melhor forma possível, garantindo cada vez mais o atendimento humanizado e especializado”, afirmou.

O aprimoramento realizado pela Segup, por meio da Diretoria de Prevenção e Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), abordou temáticas como o histórico de crime e violência, direitos humanos e legislação, com enfoque nos profissionais de segurança que atuam no atendimento de vítimas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, crianças, adolescentes, idosos e população LGBTQIA+.

Albany de Lopes, coordenadora do Serviço de Atendimento à Família, pontua que durante os dois dias de curso conseguiu esclarecer as suas principais dúvidas sobre como devem ser feitas as abordagens a esses grupos.

"Foi fundamental para o nosso aprendizado, pois trouxe muito conhecimento sobre proteção no atendimento a grupos vulneráveis vítimas de violência e tirou muitas dúvidas de abordagem com esse público", ressalta.

Para o cabo da PM Paulo da Silva, o curso destaca a atuação das forças policiais e a necessidade de estarem sempre atualizadas de acordo com as atuais demandas da sociedade.

"Esse evento me proporcionou ampliar os conhecimentos sobre nossa forma de atuação profissional enquanto policial militar. Os assuntos abordados são temas atuais, relevantes e necessários, e seu entendimento coopera para melhor atender a sociedade paraense", concluiu.

Texto: Emilly Melo/Ascom Segup