Trabalho de pessoas privadas de liberdade garante limpeza em escola na Cabanagem
Programa promove a reinserção social das pessoas privadas de liberdades com trabalhos que utilizam a mão de obra prisional em favor da sociedade
A Unidade Pedagógica Cristo Redentor, localizada no bairro da Cabanagem, em Belém, recebeu nesta quinta-feira (24) ações do Projeto “Conquistando a Liberdade”, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Ao todo 14 internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), na Região Metropolitana de Belém, realizaram limpeza, capinação, roçagem, recolhimento de lixo e a manutenção das centrais de ar condicionado na unidade de ensino.
O programa criado pela Seap com apoio da Vara de Execuções Penais (VEP), do Tribunal de Justiça do Estado, promove a reinserção social das pessoas privadas de liberdades com trabalhos que utilizam a mão de obra prisional em favor da sociedade. As ações do “Conquistando” proporcionam a remição de pena e geram renda para os internos.
Segundo Magno Lapa, técnico em Gestão Pública da Seap, o projeto traz benefícios tanto para população quanto para os internos. “Ao ajudar a comunidade, também mantemos na sociedade a presença do Governo do Estado e fazemos com que o projeto chegue em mais lugares. Essas ações ajudam que as pessoas realmente percebam a atuação da Seap para melhorar o retorno das pessoas privadas de liberdade ao convívio em sociedade”, afirma.
Benefícios - Raquel Tavares, professora e coordenadora da Unidade Pedagógica Cristo Redentor informou que foi a segunda vez que o “Conquistando a Liberdade” beneficiou a escola. A primeira ação de limpeza aconteceu no segundo semestre de 2022.
“Essa parceria entre a Seap e a Semec só tem a crescer, nosso espaço fica mais limpo e organizado para os alunos, sem falar que é uma forma dos internos se reintegrarem à sociedade. Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que a nossa escola é contemplada com esta ação, queremos participar muitas vezes e a Seap sempre está disposta a acolher as nossas solicitações e atender comunidade e unidade escolar”, disse a professora.
Além dos PPLs, policiais do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e Policiais Penais realizaram o monitoramento e segurança na área de atuação da equipe de trabalho. Ivaldo Brito, custodiado participante do projeto, falou sobre a importância da ação para a reinserção social.
"É muito interessante esse projeto do Conquistando a Liberdade pelo fato de estarmos ajudando as pessoas, eu me sinto muito grato pela oportunidade de estar aqui, é muito importante para que venha abrir as portas para as demais pessoas que estão privadas de liberdade. É um passo adiante para estar se reinserindo novamente a sociedade a qual nós nos retiramos outrora. Eu trabalhava numa empresa de engenharia elétrica, sou técnico em eletrônica e eletrotécnico e tenho outros cursos na parte de eletricidade, então isso foi uma grande influência para que eu viesse ter essa oportunidade de trabalho na casa penal em que eu me encontro custodiado”, finalizou Ivaldo Brito.
Texto: Kaila Fonseca e Yasmin Almeida / NCS Seap