Modelo de gestão do Pará é referência ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá
Comitiva do Iapen visitou unidades do Sistema Penitenciário do Pará, conhecendo estratégias de controle e reinserção social
Gestores do Pará explicaram à equipe do Amapá as diretrizes adotadasA Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu a visita de representantes do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), na sexta-feira (18), que vieram a Belém conhecer o trabalho desenvolvido nas unidades prisionais do Pará, que é referência no País em controle e reinserção social. O objetivo é promover intercâmbio de experiências.
A comitiva amapaense foi recebida pelo secretário adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Frias, acompanhado por diretores e técnicos da Seap, além dos comandantes de Operações Penitenciárias, capitão PM Rubens Maués, e do Grupo de Ação Penitenciária, Júlio Cesar Néris.
O diretor-presidente do Iapen, Luiz Carlos Gomes Júnior, e assessores conheceram o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V (CRPP V), o CRPP III e a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), onde funciona o Galpão de Trabalho, que abriga a fabricação de sandálias e uniformes. Em seguida, foram à fábrica de artefatos de concreto.Visita a uma das unidades penais da Região Metropolitana de Belém
O roteiro de visitas incluiu também o Centro de Instruções Especializadas (Ciesp) e os alojamentos do Grupo de Ação Penitenciária (GAP). No Ciesp houve simulação de intervenção em unidade penal por policiais penais do GAP e do Núcleo de Operações com Cães (NOC). Na base do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) também foi feita demonstração de escolta de presos de alta relevância, patrulhamento em área de mata e intervenção direta em unidade penal.
Desafios - Luiz Carlos Gomes Júnior explicou que o intercâmbio entre a Seap e o Iapen começou em conversa com o secretário de Administração Penitenciária do Pará, Marco Antonio Sirotheau Correa Rodrigues, quando foram abordados os desafios que o Amapá enfrenta em seu sistema penitenciário. O modelo de gestão implementado no Pará motivou a visita às unidades do Complexo de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém.
“Estamos saindo daqui com experiências muito positivas, materiais que serão trabalhados, estudados e discutidos dentro do Sistema Penitenciário do Amapá. A gente pretende copiar o modelo que tem tido sucesso. Vamos ter essa parceria, essa troca de informações. Somos estados vizinhos, mas acredito que os laços de contato, de exemplos, estarão mais fortalecidos a partir dessa visita”, declarou Luiz Carlos Gomes.
Na avaliação do secretário adjunto Ringo Alex, o intercâmbio com o Iapen é fundamental, pois permitirá ao Instituto agir de forma pontual e precisa no enfrentamento aos problemas no sistema penal do Amapá.
“Vamos compartilhar todas as ações e boas práticas que nosso Estado vem implementando aqui, servindo de incentivo para o Iapen, reproduzindo esses aprendizados do Estado do Pará, em especial na consolidação do nosso Manual de Procedimentos Operacionais, que foi, está sendo e sempre será a melhor ferramenta criada pelo governo do Estado, na qual recuperamos a capacidade de gestão operacional das nossas unidades. Essa disciplina trouxe como resultado a padronização do sistema, a queda dos índices de criminalidade dento do Estado, e trazendo como consequência a paz social”, ressaltou Ringo Alex.
Texto: Márcio Sousa - NCS/Seap