Alunos do Forma Pará apresentam trabalhos sobre Brejo Grande do Araguaia
Como forma de inserir mais alunos no campo da pesquisa, o professor Leopoldo Nogueira, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), conduziu alunos do primeiro semestre do Curso de Licenciatura em História a desenvolver trabalhos, tendo como temática "As Diferentes Abordagens Sobre o Município de Brejo Grande do Araguaia", através do programa Forma Pará. As pesquisas dos discentes serão apresentadas neste sábado, 19, a partir das 18h, no Auditório Baxim, na cidade.
A proposta da atividade está inserida na disciplina Teoria da História I, ministrada pelo professor Leopoldo. Com o intuito de realizar uma experimentação inicial, para que haja continuidade ao longo do curso, a turma de 25 alunos foi dividida em quatro equipes, e cada uma ficou responsável por um tema: Brejo Grande e Suas Histórias; História da Educação em Brejo Grande do Araguaia; Saúde em Brejo Grande do Araguaia/PA; e Cultura, Religião e Política em Brejo Grande do Araguaia integram os conteúdos dos projetos.
“A necessidade de fazer essa pesquisa é diante de uma lacuna que existe no município a respeito da história dele. Por exemplo, a questão da cultura, da saúde, da história, da religiosidade. Então, o objetivo é uma pesquisa inicial, eles investigaram esses aspectos do município”, afirma o professor.
Para o aluno Evandro Mendes, é interessante resgatar a história de Brejo Grande do Araguaia, uma vez que muitas pessoas irão conhecer a construção do município em diversos contextos. “Através dessa pesquisa a gente vai levar conhecimento para as pessoas que, às vezes, moram aqui mas não conhecem um pouco da história da cidade. Está sendo muito satisfatório, estou feliz e gostando muito desse trabalho. Pretendo contribuir com os moradores e também com pesquisadores da Amazônia”, garante o discente.
Forma Pará - Evandro faz parte do expressivo número de alunos contemplados pelo Forma Pará, criado para propiciar vagas em cursos de graduação e pós-graduação nos municípios do Estado. O programa foi desenvolvido há quatro anos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em colaboração com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e outras instituições paraenses de ensino superior, e se tornou lei no em outubro de 2021.
“Pra mim, foi uma oportunidade muito boa que surgiu pra ingressar nesse curso, porque há 22 anos eu terminei o meu ensino médio e não tive mais oportunidade de estudar. Então, quando surgiu a possibilidade de fazer esse Curso de Licenciatura em História, eu abracei porque vi a chance de ingresso no ensino superior”, declara Evandro.
Aberto ao público em geral, os familiares dos alunos estarão presentes no evento, além de convidados como o prefeito e o secretário de Educação. O convite também foi direcionado aos Movimentos Sociais, tais como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores da Educação e as igrejas. Haverá, ainda, homenagens às famílias das primeiras professoras e das parteiras do município.