Segup promove capacitação em ações de inteligência para servidores estaduais e municipais
Aprimoramento deverá fornecer técnicas e procedimentos essenciais aos agentes para a realização de ações em campo
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), realiza a partir desta segunda-feira (14), a I Capacitação em Ações de Inteligência para agentes de segurança pública. Ministrada pelo secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, delegado André Costa, a aula inaugural ocorreu nesta manhã no auditório Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Belém.
A qualificação, que segue com atividades até o próximo sábado (19), reúne 30 integrantes das agências de inteligência de órgãos estaduais e municipais, como Siac, Polícia Militar, Tribunal de Justiça (TJPA) e Guarda Municipal de Belém. O principal objetivo da ação é capacitar e nivelar o conhecimento dos profissionais de inteligência em segurança pública para atuação nas demandas necessárias em todo o estado.
A capacitação faz parte do plano estratégico da Segup, focado na valorização do servidor, mas principalmente voltado para a prestação do serviço, atividade fim desempenhada pelos servidores, como destaca o delegado André Costa, secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal.
“Então, no caso da inteligência, a gente sempre precisa estar buscando aprimoramento por meio de capacitação para, primeiramente, atualizar as informações e, segundo, nivelar todos os servidores para que eles possam, de uma maneira dinâmica fazer os trabalhos independentemente de cada missão. Para nós, é muito importante essa capacitação, em especial pros destinados à inteligência de campo. Com isso, os agentes vão ter o conhecimento estratégico e sistemático sobre a atividade de inteligência não somente na captação, na coleta, na análise, mas principalmente na utilização e na importância do gerenciamento de toda atividade de inteligência”, afirmou o titular da Siac.
O curso terá a carga horária de 50 horas aula, com disciplinas de Inteligência, Tiro Defensivo, ações com RPA e toda a prática operacional, subsidiando os agentes com técnicas e procedimentos essenciais para o serviço executado em campo.
O aprimoramento segue até o próximo sábado, sob a coordenação da Siac, fortalecendo um dos três pilares da Segurança Pública, que é a Inteligência.