Encontro entre profissionais celebra a Semana Mundial de Amamentação no Pará
Com slogan “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a mobilização orienta para que trabalham
Foi lançada nesta quinta-feira (10), em Belém, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), cuja edição deste ano quer chamar a atenção para as restrições vividas por pais e mães que precisam dividir o tempo entre trabalho e bebês ainda na fase de amamentação.
Dessa maneira, a Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno, que orienta a campanha em nível mundial, tem defendido a ampliação da licença maternidade remunerada e a adequação dos ambientes de trabalho para mães e bebês lactantes.
Com o slogan “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a mobilização quer informar sobre as perspectivas dos pais trabalhadores com relação à amamentação e paternidade.
A abertura da SMAM 2023 ocorreu no auditório da faculdade Fibra, em Belém, com um colóquio envolvendo cinco temáticas alusivas ao slogan da mobilização deste ano, com a participação de técnicos de órgãos executores da campanha, como a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Saúde da Criança, e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, através do Banco de Leite Humano (BLH), além do Corpo de Bombeiros e Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
A coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, Ana Cristina Guzzo, ressalta que, com as discussões da SMAM deste ano, pretende-se também criar bases para a adoção de licença remunerada e suporte nos locais de trabalho, de forma a facilitar a amamentação de bebês; envolver as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho; e conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho e apoio relevante ao aleitamento materno.
“O apoio à amamentação influencia de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês”, reitera Ana Guzzo, ao reforçar que o aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando, durante os seis primeiros meses de vida da criança, o que é garantido pelas normas trabalhistas, e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, como manda o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No decorrer do mês haverá programações paralelas em ações que serão executadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, pelos hospitais detentores do selo da iniciativa “Amigo da Criança” e dos bancos de leite humano. nos hospitais
No Pará, a SMAM é resultado de uma articulação entre órgãos públicos e entidades de promoção à saúde feminina com o objetivo de conscientizar o público sobre os benefícios clássicos da amamentação, incluindo o principal, que é o combate à mortalidade infantil.
Além da SMAM, a Lei nº 13.435/2.017 instituiu o mês agosto como "Agosto Dourado", o mês do Aleitamento Materno no Brasil. Assim, durante todo o mês são promovidas diversas ações em todo o país para a conscientização sobre a importância da amamentação. A escolha da cor dourada do mês está relacionada ao padrão ouro de qualidade conferido ao leite humano e simboliza o incentivo ao aleitamento materno.
O encerramento das mobilizações em torno da SMAM 2023 no Pará acontecerá em Belém, no dia 26 de agosto, um domingo, em programação na Praça Brasil, com apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros e do Arraial do Pavulagem, além de estações sobre amamentação, serviços do TerPaz Saúde e balcão de direitos, exposição de fotografias, pintura artística na barriga e seio, dança de mãe e bebê e amamentaço.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].