Governo do Pará e BNDES debatem modelo de financiamento estrutural para COP-30
Nesta quarta-feira (09), também foram discutidos os formatos e a liberação de financiamentos para o segmento privado paraense interessado em investir em intervenções relativas à COP-30
Encontro que discutiu tratativas técnicas relacionadas à COP-3 reuniu, em Belém, o governador Helder Barbalho, a vice-governadora, Hanna Ghassan, e a diretora socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello.Em agenda bilateral à Cúpula da Amazônia, o governador Helder Barbalho, a vice-governadora, Hanna Ghassan, e a diretora socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, avançaram, nesta quarta-feira (09), nas tratativas técnicas para definição dos formatos de financiamentos para as intervenções e aquisições necessárias para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em 2025, em Belém.
Na oportunidade, também foram debatidos os formatos e possibilidades da liberação de financiamentos para o segmento privado paraense interessado em investir em intervenções relacionadas à COP-30. “Enxergamos que a parceria com o BNDES é decisiva para realizarmos essa COP e deixarmos um legado ambiental e de infraestrutra para população paraense”, explicou o governador Helder Barbalho.
“Estamos com a orientação do presidente [do BNDES], Aloizio Mercadante, de agilizar e viabilizar todas as ações necessárias para a COP. Estamos saindo destes eventos [Diálogos Amazônicos e Cúpula da Amazônia], realizados aqui em Belém, muito impressionados pelo trabalho bem feito e o resultado já obtido nesta parceria e sinergia que estabelecemos. Vamos retomar com uma perspectiva de já sabermos onde devemos avançar nas ações necessárias para COP”, relatou Tereza Campello.
Reunião técnica - A reunião de trabalho foi realizada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, e contou com a presença de técnicos do Poder Executivo Estadual paraense e de instituições financeiras. Uma série de iniciativas estão em tratativas focadas no desenvolvimento sustentável do Estado, entre elas, o plano de Bioeconomia, o desenvolvimento de transporte urbano de baixo impacto, avanço em infraestrutura verde, turismo sustentável e destinação sustentável de resíduos sólidos.
Reunião técnica contou com a presença de autoridades, de técnicos do Poder Executivo Estadual paraense e representantes de instituições financeiras.
BNDES - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sendo o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento nos diversos segmentos da economia brasileira.
•Leia também:
- Pará e BNDES avançam em parceria para investimentos de R$ 5 bilhões no Estado