Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Científica compõe ação integrada de segurança da Cúpula da Amazônia

Peritos e auxiliares técnicos atuam junto à força-tarefa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) atentos a qualquer intercorrência durante evento

Por Thiago Maia (Pol. Científica)
08/08/2023 13h17

No contexto do evento da Cúpula da Amazônia, neste dias 8 e 9, em que Belém recebe a IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, além de representantes de países convidados, a Polícia Científica do Pará (PCEPA) está integrando as forças de segurança, estaduais e federais, que apoiam a permanência e o deslocamentos dos chefes de Estado na capital paraense. Desde o dia 7, foi organizada uma força-tarefa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para monitorar quaisquer intercorrências durante o evento.

Para o evento, peritos e auxiliares técnicos estão disponíveis com viaturas dedicadas. Além disso, outras áreas periciais estão de prontidão, como a da medicina legal, engenharia, informática, fonética, balística e local de crime contra o patrimônio. Ao todos, 12 peritos estão envolvidos na operação para o evento.

“A importância da integração das forças está na facilidade da comunicação entre os órgãos e na agilidade na tomada de decisão e no acionamento de equipes em quaisquer intercorrências, sendo possível dar celeridade aos procedimentos necessários”, afirmou o gerente do setor de inteligência da PCEPA, Mário Guzzo Jr.

”Devido a magnitude do evento e da possibilidade de grande concentração de pessoas em manifestações, a equipe deve estar preparada para realizar os procedimentos necessários para coleta de vestígios  e produção de prova técnica em ocorrências deste tipo, trabalhando em conjunto com o Bope e com a Perícia da Polícia Federal”, acrescentou Mário Guzzo.

A Polícia Científica tem investido na especialização dos peritos em explosivos. A Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes), da PCEPA, promove a segunda edição de capacitação e já formou peritos de vários setores do órgão, com o apoio do Esquadrão AntiBombas, equipe especializada de explosivos do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar (PM).

“Nosso objetivo é o de capacitar os peritos cada vez mais, principalmente para eventos de grande porte, visto que cada vez mais o Pará será sede, sempre valorizando a instituição e atuando de maneira integrada às outras forças de segurança”, afirmou o Diretor-Geral da PCEPA, e perito criminal, Celso Mascarenhas.

Texto de Amanda Monteiro / Ascom Pcepa