Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÕES

Órgãos de segurança garantem tranquilidade em eventos dos "Diálogos Amazônicos"

Entre as estratégias adotadas está o videomonitoramento, cujas imagens são acompanhadas por equipes do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC)

Por André Macedo (SEGUP)
05/08/2023 13h28

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com demais órgãos estaduais e municipais, segue reforçando, neste sábado (05), as ações de segurança durante a programação do evento “Diálogos Amazônicos”, realizado no Hangar Convenções e Feiras, e outros espaços, em Belém. Reforço no policiamento ostensivo, logística e organização do trânsito são algumas das diretrizes presentes no planejamento estratégico montado pela Segup. 

No último dia 2, a Segup lançou, em coletiva, todas as orientações da diretriz operacional que envolve o evento, que reúne na capital paraense representantes locais, nacionais e internacionais para discussão da agenda climática, sustentabilidade e desenvolvimento. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o trabalho reúne diversos órgãos do sistema público, visando manter a ordem pública. 

“Os órgãos do Sistema de Segurança Pública seguem de prontidão permanente durante toda a realização dos eventos que estão ocorrendo em nossa cidade. Várias reuniões prévias foram realizadas para definir quais pontos que cada órgão deve atuar, seja no balizamento do trânsito nos locais de interesse, seja no policiamento ostensivo, tudo para que a programação transcorra na normalidade. A integração tem sido a chave durante esta operação. Estamos de prontidão para ajustar qualquer ação, se necessário para seguir com segurança e tranquilidade”, afirmou.

O trabalho do Sistema Integrado de Segurança Pública segue até o último dia de programação de “Diálogos Amazônicos”, prevista para este domingo (06), e se estende até a Cúpula da Amazônia, reunindo chefes de estados da Amazônia Legal nos dias 8 e 9, em Belém.

Força-tarefa integrada - A atuação do sistema tem em suas estratégias o reforço da Polícia Militar que, com suas unidades especializadas do Comando de Missões Especiais (CME), opera de forma ostensiva equipes de explosivistas, cães farejadores em varreduras preventivas. A Polícia Civil reforçou o plantão em suas unidades da capital, para atendimento e agilidade de ocorrências, se necessário. 

No atendimento médico, o Corpo de Bombeiros Militar providencia a fiscalização dos protocolos de estabelecimentos, além de realizar o resgate, salvamento o combate à incêndios que venha ser necessários. Nas vias próximas aos locais de programação, o Departamento de Trânsito, juntamente com a Superintendência de Mobilidade Urbana, a Semob, articula o controle e o bloqueio do trânsito.

Para o coordenador de um movimento social, Yuri Paulino, o suporte do Sistema de Segurança é essencial para a realização das discussões de temas importantes para a Amazônia. “Esse apoio é fundamental porque todo mundo quer que sejam atividades bastante propositivas, que a gente possa discutir a Amazônia, a saída para as crises ambientais, a crise climática que está acontecendo. Então, é muito louvável essa iniciativa do grupo dos responsáveis pela segurança pública”, afirmou.

Posto avançado - A Segup instalou ainda, nas proximidades do Hangar, um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC) do Corpo de Bombeiros Militar, que está funcionando para apoio operacional às forças de segurança que estão na cobertura desta área de interesse. Do Centro Móvel é possível acompanhar o videomonitoramento das câmeras das vias e, ainda, ser ponto de encontro para os gestores locais dos órgãos para dirimir quaisquer dúvidas.