Polícia Civil captura líder de facção criminosa em Castanhal, no nordeste estadual
Suspeito reagiu com disparos contra os policiais e fez a própria família como refém
Um homem apontado pela inteligência da Polícia Civil como líder de uma facção criminosa do município de Tailândia foi preso em Castanhal na quarta-feira (2).
A ação conjunta para cumprimento do mandado de prisão temporária contou com apoio da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC), da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DRFRC), da Superintendência Regional do Salgado (3ª RISP), da Delegacia de Tailândia e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI/Castanhal).
“O alvo desta operação foi indiciado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e também é investigado por ameaças aos agentes da Polícia Civil do município de Tailândia”, informou o delegado-geral Walter Resende.
Segundo o delegado Cláudio Galeno, titular da DRCO, “No momento do cumprimento do mandado, os policiais foram recebidos a tiros pelo criminoso que imediatamente tomou os familiares como reféns, iniciando assim uma intensa negociação que durou cerca de quatro horas até a rendição”.
Após a captura do investigado, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma carabina CT 30 com numeração raspada, três carregadores contendo 40 munições intactas, além de diversos estojos de munições deflagradas e um documento com sinais de falsificação.
O preso foi conduzido para a sede da DRCO, onde foi autuado por diversos delitos, bem como foi concluído o mandado de prisão em aberto. Ao fim dos procedimentos de praxe, ele foi colocado sob custódia da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, ficando à disposição da Justiça.
Texto de Wander Lima, sob supervisão de Jeniffer Terra da Ascom PC