Em Oriximiná, Programa 'Qualifica Pará' motiva aluna a retornar à Universidade
Experiência no curso de psicultura motivou Neiva da Costa a concluir a graduação em Biologia
Desde que foi lançado, o programa "Qualifica Pará" tem impulsionado a inserção e reinserção de pessoas ao mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional. Alguns dos alunos encontram ou reencontram através do Programa, a motivação necessária para iniciar ou retornar a empreitada de grandes projetos de suas vidas.
Esse foi o caso de Neiva da Costa, 43 anos, moradora do município de Oriximiná, região do Baixo Amazonas. Ela ingressou no curso de psicultura oferecido pelo programa em março de 2022. A experiência proporcionada através das aulas lhe despertaram um antigo sonho: a graduação em Biologia.
Em 2015 ela iniciou o curso de Biologia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), mas precisou abandoná-lo em 2020, no início da pandemia da covid-19. “Eu precisei abandonar o curso por uma série de razões, como a distância da universidade, o meu emprego, os riscos relacionados à pandemia. Tudo isso me levou a decisão de trancá-lo”, explica a estudante.
Em março de 2022, o programa Qualifica Pará abriu turmas no município de Oriximiná para o curso de psicultura que, basicamente, é a criação de peixes em ambientes controlados. Neiva ingressou no curso e, segundo a estudante, nunca imaginou o quanto isto seria importante em sua vida.
“O curso foi um divisor de águas na minha vida. Através das aulas práticas, conheci uma paixão pela psicultura que eu não sabia que habitava em mim. No curso de Biologia havia a área de psicultura. Então decidi retornar para a universidade e realizar meu estágio obrigatório na área de psicultura. Deu tudo certo”, contou a aluna, que defendeu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no final de junho.
“O Qualifica Pará é uma das melhores iniciativas do Governo do Estado. Recomendo a todas as pessoas que necessitam se colocar no mercado de trabalho, ou mesmo aquelas que estão em busca de descobrir uma profissão, que ingressem no programa”, conclui Neiva.
O programa de qualificação profissional está sob coordenação da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e já atendeu, aproximadamente, 29 mil pessoas nos 144 municípios paraenses. Os cursos ofertados são em diversas áreas, incluindo estética, informática, indústria, comércio e serviços.