Especialista orienta volta às aulas a pais e responsáveis
Poli Metropolitana recomenda foco no retorno do ano letivo e destaca compreensão com as crianças frente a volta à rotina escolar
Acabou a folga. A partir de agosto, é tempo de voltar para a escola e retomar com a rotina. Isso significa acordar cedo, dormir no horário, fazer o dever de casa. Depois de dias de lazer, pais e crianças precisam manter o foco no retorno do ano letivo.
A psicóloga Yolanda Lopes de Souza, que atende na Poli Metropolitana, em Belém, explica que, em alguns lares, a volta às aulas ocorre de forma natural, porém em outros há mais dificuldades, o que é absolutamente normal.
“Quando a criança convive num bom ambiente escolar, essa volta costuma ser mais tranquila. Mas, tem cenários não tão favoráveis assim que proporcionam um pouco mais de birra. Aí, é importante que o adulto compreenda, escute e entenda os fatores por trás dessa resistência e isso significa conversar com o colégio também”, diz.
Com o fim das férias, as atividades devem voltar de forma gradativa, regrada e associada. “É sempre bom inserir, aos poucos, algo além da escola. Como, por exemplo, um esporte, arte, música. Vai ajudar tanto o lado físico quanto o psíquico da criança, reduzindo a ansiedade e até a depressão”, destaca.
O uso das telas também precisa de atenção. É fundamental saber dividir o tempo e que a criança entenda a importância dessa divisão. “Tem momento para o descanso, brincar, interagir com a família, hora para ver televisão, dormir”, diz. O sono é fator primordial para a manutenção da rotina infantil.
Yolanda pontua ainda o cuidado com a alimentação. “Alimentos ricos em nutrientes ajudam na concentração, no bem-estar, na qualidade de vida”, ressalta.
Atendimento - A Policlínica Metropolitana não realiza sessões regulares de psicologia. Porém, por meio da especialidade, é possível obter uma avaliação inicial e posterior indicação para um atendimento referenciado.
A marcação de consulta de retorno e exame são realizadas através da Central de Relacionamento, na ferramenta do WhatsApp Business no número (91) 98521-5110 e ainda, no e -mail: [email protected].
O usuário precisa apresentar o documento de identidade com foto (RG preferencialmente), CPF, Cartão Nacional SUS e comprovante de residência (originais e cópia). Caso seja criança e ainda não tenha RG, é possível apresentar a certidão de nascimento e os documentos oficiais da mãe.