Centro de Comando e Controle Móvel agiliza registro de ocorrências em Bragança
Instalada na Praia de Ajuruteua, a unidade atende vítimas de delitos cometidos na praia e orienta sobre procedimentos em outros crimes
“Você pode registrar sua ocorrência aqui mesmo na praia, sem enfrentar fila. É muito mais tranquilo. Foi muito bom, espero que aconteça todos os anos”, disse o empresário Francisco Sousa, após o rápido atendimento no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), instalado na Praia de Ajuruteua, em Bragança, município do nordeste paraense.
A unidade móvel está entre as estratégicas da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) na Operação Verão 2023, Para agilizar o atendimento à população. O Centro é equipado com espelhamento do videomonitoramento das 13 câmeras instaladas no município, posto de atendimento de urgência e emergência (por meio do Call Center 190 e 193), e despacho via rádio para viaturas da área.A unidade móvel prestou vários serviços à população durante o mês de julho
Além de todo esse aparato, uma equipe da Polícia Civil, com delegado, investigador e escrivão, atende às vítimas de delitos cometidos na praia e orienta sobre vários procedimentos.
O empresário Francisco Sousa, dono de uma pousada, foi vítima de estelionatários. A página de seu estabelecimento no Instagram foi clonada. Criminosos aproveitaram para extrair dados de clientes e aplicar golpes. Francisco fez o Boletim de Ocorrência e foi informado como proceder.
“Soube pelas pessoas que começaram a me relatar sobre o fato. Fui orientado e busquei o Centro, recebendo todo o encaminhamento necessário da equipe da Polícia Civil. É uma forma de proteger nossos clientes desses estelionatários. E no Centro foi bem rápido. Tem uma equipe enorme a nossa disposição. Não enfrentamos fila, além de evitar pegar mais de 30 km até Bragança”, ressaltou.
Até este domingo (30) foram registrados nove boletins de ocorrência pela Polícia Civil somente no CICCM. A ativação do Centro Integrado desde o dia 13 de julho, explicou o coordenador, coronel Wellington Magalhães, foi para dar agilidade ao trabalho policial e permitir um veraneio tranquilo.
Coordenador do Centro, coronel Wellington Magalhães“Estivemos em Bragança nessa experiência do Centro de Comando realizando diversas ações de combate à criminalidade, atendendo àqueles que precisavam, ressaltando sempre a integração das forças. O trabalho policial e preventivo foi realizado de forma intensa neste mês de julho, o que, com certeza, permitiu o sossego de famílias e dos veranistas que buscaram Ajuruteua para se divertir”, frisou.
Segundo o coordenador, “recebemos muitos elogios e agradecimentos da comunidade e de comerciantes pela presença de CICC Móvel na praia. Por mais que as ocorrências sejam mínimas na Praia de Ajuruteua, acredito que demos um impacto positivo para a segurança pública perante a população bragantina”.
Resultados - Desde o dia 13 até este domingo (30) o CICC Móvel, a partir da plataforma Sinesp/CAD (Central de Atendimento e Despacho), registrou 228 ocorrências, a maioria por perturbação da tranquilidade/poluição sonora, com 100 casos.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), do Corpo de Bombeiros Militar, totalizou 106 ocorrências e 2.578 advertências, além de distribuir 789 pulseiras de identificação para crianças. Nenhum óbito foi registrado.
Em Bragança, mais de 170 agentes fizeram policiamento ostensivo, ordenamento do trânsito, fiscalização de estabelecimentos comerciais e prevenção nas praias.
A Segup, à frente dos demais órgãos de segurança, prossegue a Operação Verão até segunda-feira (31), em mais de 90 localidades, com um efetivo de 5,6 mil agentes de segurança.