Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Adepará realiza em Salvaterra ação educativa sobre Gripe Aviária

Fiscais da Agência orientam sobre cuidados que devem ser tomados diante de uma ave com sintomas da doença

Por Ivana Barreto (EMATER)
30/07/2023 10h39

Para ampliar o conhecimento sobre a Influenza Aviária, a fim de evitar que a doença chegue ao território paraense, visitantes e moradores do município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, receberam orientações neste fim de semana. A ação educativa da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) foi realizada pelos fiscais da Regional de Soure, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Salvaterra também é uma das rotas migratórias de aves silvestres que podem estar com a doença, mais conhecida como Gripe Aviária, e por isso foi escolhido para ser alvo da ação no último fim de semana de julho. "É imprescindível que a Adepará oriente a população do município sobre a Influenza, os riscos de transmissão e, caso encontrem aves com sintomas ou mortas, não tocar no animal e avisar imediatamente a Agência de Defesa", ressaltou Alexandre Mendes, gerente da Educação Sanitária e coordenador da ação.Os fiscais estiveram em vários pontos da sede municipal

A equipe esteve na Praia Grande, orla, barracas, travessia da balsa para Soure, cooperativas de rabeteiros e mototaxistas, e outros pontos da área urbana. "Recebemos muitos questionamentos sobre o tema, e fomos diversas vezes parabenizados pelo trabalho realizado no fim de semana, que prima pela saúde e leva informação para todos", destacou a fiscal e médica veterinária Andreza Scafi.

Parceria - A secretária Municipal de Meio Ambiente, Leila Guedes, ressaltou que parcerias como essas aumentam a proteção à população. "Estamos muito honrados de ter participado com a Adepará dessa ação de alerta sobre a Influenza, ajudando a disseminar as informações de prevenção. E, apesar de não termos nenhum caso no Estado, é importante a população saber lidar em casos suspeitos. Firmar parceria como essas é fundamental para ampliar a proteção da população", ressaltou. 

O sargento Santiago, do Corpo de Bombeiros Militar, que visitava Salvaterra, disse que a ação é importante para que todos se previnam contra a doença, reconhecendo os sintomas. "A ação é importante para que a população possa reconhecer os sintomas e evitar o contato com a ave doente, e chamar os órgãos oficiais para tomarem as medidas necessárias", disse o militar. 

"Agradeço pela preocupação do governo do Estado com a população, com o nosso bem-estar, nossa saúde. É uma preocupação necessária e importante", disse outro visitante, Joebson Magalhães.

A Adepará orienta a evitar contato direto com aves que apresentarem sintomas da doença, que normalmente estão caídas ou sem movimentos, e avisar à Agência de Defesa imediatamente, pelo telefone (91) 99392-3180, ou ir a uma unidade mais próxima. 

Até o momento não há casos registrados da doença no Estado, mas é importante a população manter as medidas protetivas.