Adepará realiza em Salvaterra ação educativa sobre Gripe Aviária
Fiscais da Agência orientam sobre cuidados que devem ser tomados diante de uma ave com sintomas da doença
Para ampliar o conhecimento sobre a Influenza Aviária, a fim de evitar que a doença chegue ao território paraense, visitantes e moradores do município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, receberam orientações neste fim de semana. A ação educativa da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) foi realizada pelos fiscais da Regional de Soure, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Salvaterra também é uma das rotas migratórias de aves silvestres que podem estar com a doença, mais conhecida como Gripe Aviária, e por isso foi escolhido para ser alvo da ação no último fim de semana de julho. "É imprescindível que a Adepará oriente a população do município sobre a Influenza, os riscos de transmissão e, caso encontrem aves com sintomas ou mortas, não tocar no animal e avisar imediatamente a Agência de Defesa", ressaltou Alexandre Mendes, gerente da Educação Sanitária e coordenador da ação.Os fiscais estiveram em vários pontos da sede municipal
A equipe esteve na Praia Grande, orla, barracas, travessia da balsa para Soure, cooperativas de rabeteiros e mototaxistas, e outros pontos da área urbana. "Recebemos muitos questionamentos sobre o tema, e fomos diversas vezes parabenizados pelo trabalho realizado no fim de semana, que prima pela saúde e leva informação para todos", destacou a fiscal e médica veterinária Andreza Scafi.
Parceria - A secretária Municipal de Meio Ambiente, Leila Guedes, ressaltou que parcerias como essas aumentam a proteção à população. "Estamos muito honrados de ter participado com a Adepará dessa ação de alerta sobre a Influenza, ajudando a disseminar as informações de prevenção. E, apesar de não termos nenhum caso no Estado, é importante a população saber lidar em casos suspeitos. Firmar parceria como essas é fundamental para ampliar a proteção da população", ressaltou.
O sargento Santiago, do Corpo de Bombeiros Militar, que visitava Salvaterra, disse que a ação é importante para que todos se previnam contra a doença, reconhecendo os sintomas. "A ação é importante para que a população possa reconhecer os sintomas e evitar o contato com a ave doente, e chamar os órgãos oficiais para tomarem as medidas necessárias", disse o militar.
"Agradeço pela preocupação do governo do Estado com a população, com o nosso bem-estar, nossa saúde. É uma preocupação necessária e importante", disse outro visitante, Joebson Magalhães.
A Adepará orienta a evitar contato direto com aves que apresentarem sintomas da doença, que normalmente estão caídas ou sem movimentos, e avisar à Agência de Defesa imediatamente, pelo telefone (91) 99392-3180, ou ir a uma unidade mais próxima.
Até o momento não há casos registrados da doença no Estado, mas é importante a população manter as medidas protetivas.