Cuidado multidisciplinar garante qualidade de vida a pacientes no Hospital de Tailândia
Equipe multiprofissional da unidade hospitalar consegue proporcionar melhores recuperações ao se dedicar a questões médicas e emocionais
No Hospital Geral de Tailândia (HGT), a atuação da equipe multiprofissional tem sido fundamental para proporcionar uma recuperação completa aos pacientes internados. Composta por profissionais de diversas áreas da saúde, a equipe trabalha em conjunto para garantir um atendimento integral, abordando não apenas as questões médicas, mas também as necessidades emocionais, sociais e psicológicas dos pacientes.
A equipe multiprofissional é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros profissionais. Cada membro desempenha um papel único e complementar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a recuperação mais rápida e efetiva dos pacientes.
A fisioterapeuta Elynara Lira, comenta que a atuação da equipe multiprofissional no HGT é de extrema importância para a recuperação completa e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que necessitam ficar internados na unidade hospitalar.
“Como fisioterapeuta, tenho a oportunidade de fazer parte desse trabalho conjunto, contribuindo para a reabilitação física de cada paciente. Com uma abordagem integral e um plano de tratamento personalizado, que envolve ações para a melhoria da mobilidade, a redução da dor e o fortalecimento muscular, entre outros aspectos, não nos limitamos apenas a tratar a condição médica específica de cada paciente, buscamos compreender o indivíduo como um todo, levando em consideração suas necessidades e particularidades”, finaliza a profissional.
No processo de recuperação, os profissionais trabalham de forma integrada, compartilhando informações e elaborando um plano de cuidados individualizado para cada paciente. Essa abordagem multidisciplinar permite identificar e tratar aspectos que podem estar interferindo na recuperação, como aspectos emocionais, nutricionais e de mobilidade, por exemplo.
Damião Silva, residente de Tomé-Açu, município distante mais de 140 km de Tailândia, tem acompanhado de perto a internação de seu pai, Fausto Silva, na unidade hospitalar. Há quase uma semana, Fausto estava na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), mas graças ao tratamento recebido, apresentou melhoras significativas e foi transferido para a Clínica Médica.
“Durante o dia, a fisioterapeuta vem aqui fazer exercícios com ele, o que tem ajudado bastante na recuperação. A psicóloga também tem sido de grande ajuda nesse momento. Ela vem conversar com meu pai, proporcionando todo apoio e nos auxiliando a enfrentar esse momento de internação. Todo esse cuidado multidisciplinar tem sido fundamental para a melhoria da saúde dele. Os enfermeiros, técnicos de Enfermagem, assistente social, todos muito cuidadosos, a todo momento estão aqui, e sempre que precisamos estão disponíveis para ajudar”, finalizou o usuário.
Além disso, a equipe multiprofissional também desempenha um papel fundamental no acolhimento dos pacientes e de seus familiares. O apoio emocional e a escuta atenta são essenciais para promover o bem-estar e a confiança durante o período de internação.
Izabel Alves, psicóloga do HGT, explica que o acolhimento é uma parte essencial do trabalho realizado. “A internação hospitalar pode ser um momento desafiador para os pacientes e suas famílias, e estamos aqui para oferecer suporte psicológico e escuta qualificada durante o processo de adoecimento do paciente. Oferecendo um espaço seguro e acolhedor para que possam expressar suas emoções, falar sobre suas angústias, a fim de trabalharmos em estratégias para lidar com as demandas emocionais e psicológicas que possam surgir durante a hospitalização”.
A atuação da equipe multiprofissional no HGT vai além dos cuidados diretos com os pacientes. Esses profissionais também participam de reuniões de discussão de casos, promovem treinamentos e capacitações para atualização profissional, e desenvolvem pesquisas e projetos que visam aprimorar a qualidade do atendimento prestado.
Marcello Ferreira, diretor técnico da unidade hospitalar, enfatiza que o trabalho em equipe é a base do cuidado ofertado no HGT, e que cada membro da equipe multiprofissional tem um papel importante na recuperação dos pacientes. “A atuação da equipe multiprofissional fortalece a medicina hospitalar por meio de ações integradas, com o foco no plano terapêutico e no cuidado centrado na pessoa. No HGT, temos uma equipe formada por profissionais comprometidos com todo o processo da internação, que se preocupam e que entregam de forma técnica o melhor trabalho em suas respectivas áreas, o que pode ser mensurado pela satisfação dos pacientes hospitalizados”, finalizou o gestor.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.
Texto de Andrey Silva / Ascom HGT