Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Cursinho Alternativo abre 360 vagas gratuitas de preparação para o Enem 2026, em Belém e Região Metropolitana

As inscrições e a prova ocorrerão de forma simultânea e online, através do preenchimento de um formulário que estará disponível na bio do Instagram oficial do projeto (@cursinhoalternativouepa) neste sábado (24), das 14h às 17h30

Por Marília Jardim (UEPA)
20/01/2026 16h22

O sonho de ingressar no ensino superior pode estar mais perto para 360 estudantes da capital, distritos e região metropolitana. O Cursinho Alternativo do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), iniciou processo seletivo oferecendo vagas gratuitas. As inscrições e a prova ocorrerão de forma simultânea e online, através do preenchimento de um formulário que estará disponível na bio do Instagram oficial do projeto (@cursinhoalternativouepa) neste sábado (24), das 14h às 17h30.

O projeto visa facilitar o acesso de estudantes da rede pública no ensino superior de forma eficiente e gratuita. Ao todo, são 360 vagas distribuídas em nove turmas de 40 alunos cada, incluindo uma turma destinada à modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Para se candidatar, é preciso ter finalizado o Ensino Médio ou estar regularmente matriculado no terceiro ano, ter sido ou ser aluno de escola pública ou bolsista integral de escola particular/privada, possuir cadastro no CadÚnico e ter disponibilidade para aulas aos finais de semana.

O Processo Seletivo será dividido em duas fases: a primeira, de caráter eliminatório, é a homologação das inscrições, que consiste na análise do preenchimento do formulário. A segunda, eliminatória e classificatória, é a prova, na qual o candidato deverá responder às questões do formulário. A prova será composta por 20 questões objetivas e uma questão subjetiva, com duração total de três horas e 30 minutos. As questões objetivas, duas de cada disciplina (Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Português, Literatura, Física, Sociologia e Filosofia), valerão 0,5 ponto cada. Será eliminado da primeira listagem de classificados o candidato que obtiver nota inferior a 5,0, podendo entrar na repescagem.

Para otimizar o ingresso dos alunos e iniciar a preparação o mais breve possível, a coordenação do Cursinho decidiu realizar ambas as fases ao mesmo tempo. O aluno faz sua inscrição e já segue para responder às questões. “Este ano é um ano atípico, com eventos que podem impactar no período letivo, como as eleições. Dessa forma pensamos em agilizar o máximo possível o processo de seleção que geralmente dura cerca de 1 mês. Automatizando o processo nós conseguimos dar um retorno mais rápido a comunidade sobre as vagas e iniciar o período letivo mais cedo. Além disso, acreditamos que alcançaremos um público maior fazendo de forma remota, assim nossos candidatos, muitos deles de baixa renda, não vão precisar se deslocar até um espaço físico para se candidatar a vaga”, explicou a coordenadora Rafaela Pinheiro.

A lista dos aprovados será divulgada em 28 de janeiro de 2026. Os aprovados deverão realizar a matrícula presencialmente, em 31 de janeiro, das 9h às 18h, no Campus I/CCSE da Uepa, na Travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo, Belém. É obrigatório que o candidato (ou seu representante maior de idade) apresente a documentação original ou cópia solicitada no edital do certame - também disponível no Instagram do Cursinho, como RG, CPF, Certidão de Nascimento (para menores), comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Médio ou atestado de matrícula, e o número do NIS/CadÚnico.

A lista de repescagem será divulgada em 1º de fevereiro, com matrícula prevista para 7 de fevereiro. As aulas estão previstas para iniciar em 21 de fevereiro. O Cursinho Alternativo é um projeto de extensão voluntário voltado para alunos do Centro, que detém todos os cursos de licenciatura da Universidade.

Texto: Fernanda Martins, jornalista (Uepa)