Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FARMÁCIA

HMPA valoriza atuação de profissionais da farmácia no cuidado à saúde da mulher

No Dia do Farmacêutico, Hospital da Mulher do Pará valoriza profissionais que garantem segurança medicamentosa e assistência qualificada às pacientes

Por Helen Alves (HMPA)
20/01/2026 16h29
Os farmacêuticos Edellyn Sanches e Caio Sousa

"Para mim, é muito satisfatório trabalhar para as mulheres paraenses, porque sabemos a importância dos cuidados corretos para uma boa evolução no quadro de saúde. Nós trabalhamos com vidas, então cada medicamento é separado com atenção e com amor, porque sabemos que ali uma mulher vai fazer o tratamento e nosso trabalho faz parte desse processo. Ficamos completamente gratos por estarmos nessa linha de frente para ajudar no cuidado com elas e incentivar que elas se cuidem”, assim define o trabalho que realiza a farmacêutica Edellyn Sanches, que integra a equipe do Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém.

No Dia do Farmacêutico, celebrado anualmente no dia 20 de janeiro, o HMPA é mais uma das unidades que reforçam a valorização de profissionais da área. A coordenadora do Serviço de Farmácia do hospital, Joyce Albuquerque, ressalta que a atuação da farmácia hospitalar é estratégica em toda a cadeia do cuidado.

A coordenadora do setor de Farmácia do HMPA, Joyce Albuquerque

“A farmácia dentro de um hospital tem como função garantir a segurança medicamentosa desde a compra até a dispensação. Portanto, exerce um importantíssimo papel na assistência atuando junto à equipe médica, para intervenções, e à equipe assistencial tirando dúvidas e auxiliando no que precisarem, fazendo a triagem para assegurar prescrições e de administração corretas, participando de rounds multiprofissionais para acompanhamento da terapia das pacientes, além do trabalho em comissões institucionais para colaborar no desenvolvimento de protocolos e promover uma assistência cada vez melhor”, explicou Joyce.

Para o farmacêutico Caio Sousa, a experiência no Hospital da Mulher do Pará tem sido marcada pelo aprendizado e pelo trabalho integrado. “Já atuei em diversos setores, como UTI, Bloco Cirúrgico, Pronto Atendimento e agora na Farmácia Central. Cada área traz um aprendizado diferente. É gratificante acompanhar a evolução das pacientes e saber que o tratamento também passou por nós. Quando vemos a alta hospitalar, temos a certeza de que contribuímos para aquele resultado”, relata.

A auxiliar de farmácia Arilene Souza

A auxiliar de farmácia Arilene Souza também compartilha que se sente acolhida pela equipe. “O trabalho exige muito preparo, são várias etapas de medicação para fazer essa separação até chegar ao paciente, mas ganhei muito conhecimento aqui com todos os outros profissionais, fui super acolhida aqui no hospital”, comenta.

O setor de Farmácia do HMPA é estruturado para atender às demandas assistenciais da unidade, com quatro farmácias satélites, entre Pronto Atendimento, no Bloco Cirúrgico e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além da Farmácia Central, todas coordenadas pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF).

Farmácia em números - Desde a entrega da unidade, em março de 2025, até o momento, o Hospital da Mulher do Pará já registrou mais de 63 mil prescrições, com a dispensação de mais de 77 mil medicamentos. O trabalho é realizado por uma equipe composta por 29 profissionais, entre farmacêuticos e auxiliares de farmácia, que atuam diariamente na promoção de um atendimento seguro, humanizado e de excelência às pacientes.