Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

No Hospital Abelardo Santos, bebê ganha festa de mesversário na alta médica da UTI

A festa intimista foi organizada com muito afeto pela equipe assistencial da unidade 

Por Ascom (Ascom)
27/07/2023 19h01

O pequeno Noah, que nasceu prematuro, com apenas 34 semanas, ganhou da equipe do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, uma festa intimista, mas repleta de amor e carinho, na última quarta-feira (26). O motivo da comemoração foi  o seu primeiro mês de vida e a sua alta hospitalar, após um mês internado Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), da maior unidade do Estado.

A mãe do bebê, Ana Carla Mendes Progenio, lembra dos momentos difíceis que passou, mas se alegra com a recuperação do filho. Ela teve deslocamento de placenta, que ocasionou o nascimento antecipado da criança na cidade de Cametá, distante de Belém a 143 quilômetros, onde reside. Lá não havia os recursos necessários e precisou ser encaminhada para o Hospital Abelardo Santos.

“Meu filho internou na UTI Neo- 1 por volta das 22h, do dia 26 de junho e, desde então, foram períodos longos de luta, sofrimentos, choros, altos e baixos mas, graças à Deus, vencemos! Quero agradecer à Deus acima de tudo, às meninas do estar que me acolheram, a toda equipe do hospital. As técnicas Rozana, Mayra, Dr.Ana Claudia, as enfermeiras Alice, Carmen e os demais profissionais que cuidaram do meu filho com muito esforço e dedicação. E, pela honra e glória de Deus, no dia em que ele completou seu primeiro mês de vida, meu menino teve alta”, agradeceu emocionada. 

Noah recebeu alta com melhora clínica e já em aleitamento materno. “Foi difícil mas graças à Deus a gente conseguiu, e desejo que todas às mães que ainda estão lá com seus Filhos possam vencer também”, disse Ana Carla. 

Acolhimento - Para a coordenadora de enfermagem do HRAS, Karla Luz, a comemoração em dobro da alta e mesversário é uma forma de acolher a família e reforçar o atendimento humanizado da unidade. Ela ainda destaca que, durante a internação, é preciso assegurar práticas clínicas efetivas para que os pais e o recém-nascido permaneçam o tempo suficiente para se beneficiar delas.

“O melhor momento da alta hospitalar da mãe e do RN é uma decisão construída ao longo do período de permanência hospitalar pela equipe multiprofissional, onde tudo é compartilhado com a família. E foi uma linda coincidência, a alta acontecer no dia em que o Noah completava um mês. Um presente para ele, seus pais e para todos nós”, enfatizou. 

Humanização - “Temos um time no HRAS, que se dia e noite para que os usuários tenham experiências positivas, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e proporcionando bem-estar a eles. Por este motivo, sempre que temos a oportunidade, celebramos a vida dos nossos pacientes”, frisou, a diretora assistencial, Renata Oliveira. 

Serviço: O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas. 

Texto: Ascom HRAS