Campanha de doação de sangue no Hospital Metropolitano beneficia 500 pacientes
Total de 138 coletas voluntárias foram realizadas em dois dias de ação solidária promovida pelo Hospital e a Fundação Hemopa do Pará
A parceria entre o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), obteve excelentes resultados. Durante dois dias, a campanha “Seja o Herói de Alguém. Doe sangue” reuniu diversas pessoas que exerceram a cidadania e solidariedade para salvar vidas.
No total, 198 pessoas compareceram, dessas 138 estavam aptas para doar. Esse quantitativo beneficiará mais de 500 pacientes internados em hospitais do Pará. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma única doação tem potencial de ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas.
“A campanha veio para completar a missão principal do Hospital Metropolitano, que é salvar vidas. Um momento que, sem dúvidas, fortalece o sentimento de solidariedade entre as pessoas. Foram dois dias inteiros onde incentivamos os nossos colaboradores, e também a comunidade externa, para exercerem esse ato de cidadania”, disse o diretor assistencial do HMUE, Clóvis Guse.
Houve quem aproveitasse a oportunidade para doar pela primeira vez. É o caso da enfermeira, Nellyane Ferro. “Eu sempre tive vontade de doar, mas, dessa vez, me senti motivada em ajudar com esse simples ato. Me sinto feliz em poder contribuir para a recuperação de pessoas que estão precisando de sangue”, disse.
O gesto altruísta também foi praticado pelo técnico de enfermagem, Márcio Wander. “Eu doo sangue regularmente, desde que sofri um acidente e tive essa necessidade. Ali, eu percebi que essa ação era extremamente necessária e que, quando não estivesse mais internado, poderia doar também e assim sigo fazendo, um gesto simples, mas que ajuda diversas pessoas”, pontuou.
Doe sangue regularmente
Os interessados em doar sangue podem procurar qualquer unidade da Hemorrede do Estado e demonstrar interesse. Lá, os critérios listados abaixo serão avaliados e a doação será efetivada.
– Apresentação de documento de identidade, original, com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve a doença, pode doar sangue dez dias após a cura e quem teve contato com alguém diagnosticado com a doença poderá doar após sete dias.
Serviço:
Mais informações podem ser obtidas pelo número telefônico: 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
O Hospital Metropolitano pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, é referência no tratamento de pessoas vítimas de traumas de altas complexidades e queimados.
A Unidade dispõe de leitos nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria e cirurgia plástica - exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras -, além de leitos de Terapia Intensiva (UTI).