Batalhão de Policiamento Escolar promove capacitação para militares
Agentes atuam na Região Metropolitana de Belém pelo programa Escola Segura das secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Segurança (Segup)
Em Belém, o Batalhão de Policiamento Escolar (BPOE) promoveu, na terça-feira (25) e quarta-feira (26), uma capacitação voltada para policiais militares com objetivo de implementar ações para garantir a segurança, prevenir a violência escolar e reforçar o bem-estar de estudantes, docentes e demais profissionais da educação.
As ações são realizadas dentro do programa ''Escola Segura'', iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
O treinamento foi realizado na Escola Estadual Salesiana do Trabalho e contou com a participação de 60 policiais militares que atuam nas unidades educacionais da região metropolitana de Belém. Eles tiveram disciplinas sobre os direitos humanos, gerenciamento de crises, instruções de atendimento em situações de mediação de conflitos, além de uma simulação prática de evento crítico.
A Tenente-coronel PM Simone Chagas, comandante do BPOE, enfatizou o empenho do Comando-geral da PM. “Gostaria de destacar todo apoio do comandante-geral da PM-PA, coronel Dilson Jr., pela realização dessa capacitação, por entender a importância da atuação técnica em eventos de crise no ambiente escolar. Já estamos providenciando novos cursos para expandir para outros quartéis”, ressaltou ela.
Escola Segura - O programa "Escola Segura" é uma ação do governo do Estado que surge a partir da articulação entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A iniciativa conta com mais de mil policiais militares da ativa, que já estão contratados em jornada extraordinária, e outros 45 da reserva que foram convocados para apoiar as Diretorias Regionais de Ensino.
Desde o dia 14 de abril, as escolas da rede estadual de ensino contam com o apoio das ações do programa e com o aplicativo “Alerta Pará Escola” para apoio imediato em situações emergenciais em todas as escolas. Em 2023, os investimentos em segurança na educação ultrapassam R$54 milhões.
Texto de Clayton Santos / Ascom Seduc