Tradicional Festival das Tribos Indígenas de Juruti terá transmissão ao vivo pela TV e Portal Cultura
O Festival das Tribos Indígenas do município Juruti, o Festribal, chegará a sua 29ª edição no próximo sábado (29), com o tema “Celebração da Arte”. As etnias Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) se reencontrarão para mais um duelo artístico a ser realizado no Centro Cultural da cidade, mais conhecido como Tribódromo, onde alegorias cênicas, dança e cantos indígenas que regem o espetáculo a céu aberto, serão ovacionados por cerca de cinco mil pessoas presentes no local. O evento será transmitido ao vivo pela TV e Portal Cultura do Pará, a partir das 21 h, no canal 2.1 e no portalcultura.com.br (também disponível no App Cultura Rede de Comunicação).
De acordo com a secretaria municipal de Juruti, atualmente o Festribal é considerado um importante instrumento de fomento ao turismo na região. É um evento democrático de ampla participação popular, que incentiva a expressão artística e contribui para a difusão da cultura e para o desenvolvimento regional, contando com elementos indígenas, da fauna local e musicalidade própria. Fortalece-se como uma das maiores manifestações culturais do Estado do Pará, pois é um evento que agrega criatividade, originalidade e autenticidade, desta forma, visa a valorização da produção artesanal, o turismo, a cultura indígena, os artistas locais e regionais, dentre outros. Em decorrência da grandeza do evento, há uma participação quase na sua totalidade da população de Juruti.
“Seria impossível nós, enquanto emissora pública e educativa, que levanta a bandeira cultural, não estarmos presentes nesse evento tão rico da arte paraense e que, inclusive, é considerado patrimônio cultural estadual e municipal. Para além de estarmos lá, nós iremos transmitir toda essa energia incrível que o Festribal gera, para nosso do Estado e também para quem está fora do Pará. É muito gratificante saber que estamos fazendo tão bem nosso trabalho e colaborando com a representação do Pará, nacional e internacionalmente”, Falou Miro Sanova, presidente da Cultura Rede de Comunicação, sobre o compromisso da emissora com a agenda cultural do estado.
Desde 2008, o Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti é considerado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112, de 19 de março de 2008; e desde 2011, pela Lei Municipal nº 1.010/2011, de 23 de setembro de 2011, foi declarado e reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti.
A transmissão da TV e Portal Culta terá duração de 6h30 e contará com a apresentação dos jornalistas Valmir Rodrigues e Lenne Santos, comentários de Geney Lira, representando a tribo Munduruku, e Valber Barbosa, representando a tribo Muirapinima. Além da reportagem de Diogo Puget e Felipe Cortês mostrando todos os detalhes do evento e bastidores.