Escritório Social da Seap promove inserção de egressos no mercado de trabalho
Em Marabá, o 'Escritório' encaminha os cidadãos às redes de serviços de assistência social, Justiça, educação, saúde, emissão de documentos
Dois meses após o início de suas atividades, o Escritório Social (ES) de Marabá, na região de integração de Carajás, vinculado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e ao Tribunal de Justiça do Pará, registra mais de 50 atendimentos a egressos do sistema prisional e seus familiares.
A unidade realizou encaminhamentos para as redes de serviços de assistência social, Justiça, educação, saúde, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, entre outras ações. Somente em julho, cerca de dez egressos foram inclusos no mercado de trabalho via ES.
“O nosso trabalho é de suma importância para a reintegração social dos egressos do sistema prisional, porque o momento de saída da prisão é de grande vulnerabilidade, no qual a maioria não possui documentos, perderam vínculos familiares, precisam de inclusão em atividade laboral. Sabemos que o estigma da prisão perpassa toda vida da pessoa e familiares, então temos o desafio de sensibilização da rede intersetorial de atenção básica e avançada municipais e das empresas privadas, o que promove a transformação de vida das pessoas atendidas e a redução da reincidência criminal”, explica a assistente social Sulair Nunes, coordenadora do Escritório Social de Marabá.
Durante o atendimento no ES, é realizado o preenchimento do formulário de Singularização do Atendimento em que é possível entender um pouco da história de vida dos egressos para construir, de forma colaborativa com o atendido, um plano de reinserção social. É montado um Banco de Talentos com informações necessárias para a inclusão no mercado de trabalho.
B.S.N, 36 anos, é uma das egressas do Sistema Prisional inclusa no mercado de trabalho por meio do Escritório Social. “Durante o processo da minha reinserção na sociedade, procurei estudar por saber que pra gente é mais difícil conseguir emprego. Procurei o Escritório, fui bem atendida, orientada, não demorou muito e fui procurada com a indicação de emprego na área que eu queria. Eu consegui o emprego que eu sonhava e estou me desenvolvendo. A iniciativa é ótima, não fiquei desamparada em nenhum momento”, comemora.
O escritório, entregue em 4 de maio de 2023, visa, por meio de ações multidisciplinares, a reinserção social de pessoas que estão em regimes semiaberto, aberto e livramento condicional, bem como àquelas que tiveram suas penas extintas, além de concretizar direitos e articular redes para acesso de políticas públicas. A unidade de Marabá é a segunda presente no Estado, o primeiro equipamento público de atenção ao egresso funciona desde junho de 2021, na capital paraense, Belém. O "Escritório Social" é resultado da parceria do Governo do Pará, por meio da Seap, com o Tribunal de Justiça, através da Vara de Execuções Penais de Marabá seguindo as orientações do Programa "Fazendo Justiça", coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Serviço
O Escritório Social de Marabá – Política de Atenção à Pessoa Egressa, funciona na rua Cinco de Abril, nº 978, prédio do Procon, na Marabá Pioneira, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.
O Escritório Social de Belém – Política de Atenção à Pessoa Egressa, funciona na travessa Dr. Moraes, nº 565, Sala 1, entre as avenidas Conselheiro e Mundurucus. O horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone/whatsApp: (91) 98896.5279.