Hospital Regional Público do Leste dá dicas sobre como se alimentar de forma saudável no verão
Mês de julho é o período onde as pessoas costumam ficar de férias e é comum aproveitá-las em praias e balneários, já que no Norte do país, especialmente, o Pará, é rico nessas opções. É também nesse período que o verão e o calor são mais intensos.
Pensando em contribuir com a população, no que diz respeito à manutenção da saúde nesta época, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, por meio da responsável Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade hospitalar, nutricionista Brenda Camelo, orienta que, durante a estação, devido ao intenso calor, recomenda-se o consumo de alimentos leves e que tenham uma grande quantidade de água, vitaminas e minerais, como legumes e vegetais e frutas mais ricas em água como melancia, melão, laranja e tangerina (mexerica) também são boas opções.
A nutricionista aconselha também sobre o que deve-se evitar. "Alimentos com excesso de gordura (frituras, queijos amarelos, manteiga, maionese e embutidos), inclusive, quando acompanhados por bebidas alcoólicas, já que o álcool altera o controle da liberação da bile (principal substância que auxilia a digestão de gorduras) devem ser evitados. Além disso, o excesso de sal é outro vião, pois o consumo em grande quantidade pode levar ao inchaço de pernas e pés", aconselha a profissional.
Brenda Camelo sugere lanches rápidos durante o verão, e o consumo de frutas como a banana, uva e abacate, por exemplo. "Indico essas frutas pois são ricas em potássio e auxiliam na recomposição da substância geralmente perdida pelo suor, assim como a água de coco, que também evita a desidratação. Sucos e sobremesas feitas com frutas bem caudalosas como melancia, melão e laranja são uma boa pedida, bem como os sanduíches naturais. Só ressalto a importância do cuidado com a higienização durante o preparo, para evitar-se o risco de contaminação", alerta.
Para evitar que algum alimento possa causar indisposição, má digestão ou até mesmo uma infecção intestinal, de acordo com a nutricionista, uma boa alternativa durante o verão é optar-se por preparar os próprios alimentos, pois muitas vezes nessa época não existem opções mais leves nas praias e balneários.
"Para preparar a própria alimentação é necessário organização e planejamento, além de higiene durante a manipulação dos alimentos, é claro. Também é recomendado não esquecer de ter sempre um lanche natural e leve à mão para não ter que exagerar nas grandes refeições (almoço e jantar). Outra dica muito importante é ter cuidado durante o armazenamento das refeições, pois as altas temperaturas favorecem a deterioração dos alimentos", destaca Brenda.
A nutricionista citou outras dicas de alimentação para que o verão seja aproveitado com disposição, saúde, minimizando, dessa forma, o risco de ter o lazer comprometido por alguma intercorrência relacionada à alimentação inadequada.
"A dica é procurar consumir as saladas de folhas verdes (alface, rúcula, entre outras), tomate, pepino; arroz integral acompanhado de um legume como guarnição e carne magra (peixe ou frango) assados ou grelhados. Como sobremesa, a sugestão é uma fruta caudalosa, como melancia. Durante os lanches, é importante escolher opções leves e abusar na ingestão de líquidos", reforça a nutricionista.
As dicas e orientações saudáveis de alimentação são apenas para os adultos. O HRPL tem orientações também para as crianças. A nutricionista diz que as orientações são as mesmas, mas fez recomendações específicas.
"A alimentação das crianças também deve seguir as mesmas recomendações dos adultos porém, com o cuidado no consumo de açúcar, uma vez que o paladar infantil é mais voltado ao doce. Bebidas como refrigerantes e sucos de caixinha são produtos industrializados e ricos em açúcares e conservantes, que são prejudiciais à saúde, por isso não devem ser utilizados na hidratação dos pequeninos.
Para finalizar, Brenda Camelo orientou sobre o que pode acontecer com as pessoas expostos ao sol, caso elas não atentem às orientações profissionais. Trata-se da desidratação, que pode causar sérios problemas saúde.
"A desidratação é um dos principais problemas a serem evitados nesta época do ano. Por isso, é importante lembrar que o álcool e as bebidas à base de cafeína são altamente diuréticos e aceleram a desidratação natural do corpo, já mais intensa quando está calor. Caso consuma bebida alcoólica, alterne com água para evitar falta desta no corpo e, consequentemente, a desidratação. Ainda ressalto que a melhor maneira para manter a hidratação é consumindo a água em sua forma mais pura, pois nenhum outro líquido pode substituir a importância que ela possui no organismo", finaliza a nutricionista.
HRPL - O Hospital Regional Público do Leste é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade para uma população de cerca de 800 mil habitantes de 23 municípios da região nordeste estadual.
SERVIÇO - O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones: (91) 3739.1046 / 3739.1253 / 3739.1102.
Texto: Joelza Silva