Sedap e Casa do Açaí promovem a primeira capacitação do ano para batedores artesanais
Programação sobre boas práticas de manipulação e será na próxima quinta-feira (22), em Belém, junto a 30 trabalhadores dos pontos de venda da cidade
Fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Casa do Açaí do Município de Belém, será realizada na próxima quinta-feira (22), a primeira capacitação do ano voltada para batedores de açaí da capital. O curso tem a finalidade de levar orientações sobre boas práticas em todas as etapas que envolvem a manipulação do tradicional produto paraense.
A programação será realizada a partir das 14h nas instalações da Casa do Açaí, localizada no bairro da Cidade Velha e abrangerá 30 batedores já previamente inscritos. De acordo com as informações do coordenador de boas práticas do açaí, Marivaldo Ferreira, da Diretoria de Feiras e Mercados (DFM), da Sedap, durante a atualização serão repassadas orientações sobre renovação de licenciamento para funcionamento dos estabelecimentos e repasse da carteira de manipulação de alimentos.
Somente no ano passado, por meio de ação conjunta entre a Casa do Açaí, Sedap (por meio da DFM), Vigilâncias Sanitárias do Município e do Estado e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mais de 3 mil batedores artesanais foram capacitados.
“As primeiras capacitações do ano estão previstas para a capital, mas nós abrangeremos também municípios de outras regiões de integração do estado; os interessados podem entrar em contato com a nossa coordenação de boas práticas do açaí na Sedap”, orientou o coordenador.
Um dos municípios que receberam intensas ações sobre boas práticas sanitárias e de funcionamento foi Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, onde foram visitados em torno de 500 estabelecimentos ano passado. “Nossa equipe além de visitar os pontos em Ananindeua, cadastrou e capacitou os batedores”, ressaltou Marivaldo.
Articulação- Como parte das ações de combate à Doença de Chagas na manipulação do fruto, a Sedap participou na segunda-feira (19) de uma reunião coordenada pelo Ministério Público do Estado por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nucon). A finalidade foi fazer um apanhado das estratégias e ações postas em práticas para combater a contaminação do fruto pelo Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença.
A Sedap apresentou um balanço das ações que realizou ao longo do ano passado para garantir a boa qualidade do fruto. “Essas ações passam desde as capacitações que a gente realizou por meio de parceria quanto pelo fomento através do repasse de equipamentos, como despolpadeiras, mesa de catação, purificador e branqueador. Só de capacitação foram mais de 3 mil”, pontuou Marivaldo Ferreira que ao lado do engenheiro agrônomo Alexandre Galvão, lotado na Gerência de Fruticultura, representou a secretaria durante a reunião na sede do Ministério Público.
Serviço: Maiores informações sobre futuras capacitações podem ser repassadas através dos números de telefones da Coordenação de Boas Práticas do Açaí da Sedap. 3251-7979 e 3251-7939.
