Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR realiza treinamento para formar agentes multiplicadores de doação de sangue 

Por Pallmer Barros (CIIR)
20/07/2023 16h30

Nesta quinta-feira (20), no Auditório do Centro integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, gestores da instituição participaram do treinamento para Formação de Agentes Multiplicadores de doação de sangue. A iniciativa visa contribuir com o estoque da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), órgão responsável pelo abastecimento transfusional da rede hospitalar pública e particular do Pará. A ação de educação em saúde foi conduzida pela facilitadora, Betânia Mourão, assistente Social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa.

“Um ato altruísta e de solidariedade que salva vidas. Com apenas uma única doação podemos ajudar a salvar até quatro vidas. Desta maneira, o CIIR conscientiza no cuidado e respeito à vida incentivando a todos a realizar doação. Além dos profissionais, incentivamos os reabilitandos e seus acompanhantes ao ato, pontuando a importância da campanha”, destaca Alene Quadros, Biomédica e gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP). 

Com o intuito de colaborar com a regularização de estoque de sangue da Fundação, o CIIR resgatou a parceria com a instituição e promoverá a Caravana Solidária na sede do Hemopa, em Belém, levando os seus colaboradores que estão aptos à doação, no próximo dia 27 de julho. 

Além dos colaboradores, à espera de mais uma sessão de terapia do neto, Maria Campos, de 66 anos, recebeu, na recepção, um material educativo do Comitê de Trabalho Humanizado (CTB) com a temática: Você é a gota que faltava. Doe sangue. 

“Mesmo sendo um Centro de Reabilitação, o CIIR realiza mais uma campanha de ação de educação em saúde espetacular com tema de saúde pública que merece ser bastante abordada. Doar não salva apenas vidas, salva amor e carinho de famílias que por intermédio da doação podem recuperar a saúde de um familiar e seguir em convivência sem perda sentimental”.  

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde (MS), são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue; 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para potencializar aumentando positivamente os números, a pasta reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Paralelamente, elevou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue, no País.

Critérios para a doação de sangue:

– Apresentação de documento de identidade, original, com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve a doença, pode doar sangue dez dias após a cura e quem teve contato com alguém diagnosticado com a doença poderá doar após sete dias.

Mais informações: 0800 280 8118, de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço - O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.