Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Ideflor-Bio realiza ação de limpeza nas praias e áreas verdes de Salvaterra

Esse foi o primeiro de uma série de municípios do Arquipélago do Marajó que devem receber o Mutirão Ecológico

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
17/07/2023 20h59

As praias de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, são alguns dos destinos turísticos mais procurados nesta época do ano. Para garantir que a beleza desses balneários continue, além de um ambiente saudável para quem frequenta esses locais, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu, no último sábado (15), o I Mutirão Ecológico de Salvaterra.

A iniciativa foi organizada pelo Escritório Regional do Marajó (Soure) do Ideflor-Bio, juntamente com a Gerência da Região Administrativa do Marajó (GRM), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Salvaterra. A ação de limpeza teve início pela Praia Grande, uma das mais visitadas da cidade, e seguiu até a Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu. 

Vale destacar que a Reserva foi a primeira Unidade de Conservação (UC) legalmente instituída a nível municipal no Pará que, atualmente, está em processo de recategorização com o apoio da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio) do Ideflor-Bio. Em breve, ela será elevada à categoria de Parque Natural Municipal.

No total, cerca de 500 Kg de resíduos foram coletados durante toda a ação de limpeza. Parte do material recolhido foi entregue para uma associação que trabalha com reciclagem no município. Tudo isso amplia a conscientização ambiental na sociedade e favorece uma maior integração entre as comunidades e as instituições governamentais.

De acordo com a gerente do Escritório Regional do Marajó (Soure), Osiane Barbosa, a ideia à princípio foi sensibilizar a população e, também, para que os entes da gestão consigam compreender o seu papel dentro do processo. Ela conta, ainda, que está previsto um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Turismo e Educação, dos municípios que compõem o Escritório Regional, para que todos possam atuar dentro das suas finalidades. 

“Essa junção pode trazer resultados positivos, e um deles é a gente saber usar a APA com responsabilidade, entender a importância de preservar o meio ambiente e o Escritório Regional se inclui no processo, dentro desse perfil. Organizar, contribuir, fazer parcerias e se Deus quiser vamos conseguir obter um resultado muito legal muito em breve”, afirmou a gerente. 

Hugo Dias - Gerente da Região Administrativa do Marajó (GRM) Para o titular da GRM, Hugo Dias, o Mutirão Ecológico visou principalmente estreitar os laços entre as organizações que fazem a gestão do meio ambiente. “A gente enquanto Estado, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente enquanto órgão local, somamos esforços para promover a conscientização da sociedade em relação ao descarte irregular de resíduos sólidos, a fim de manter a nossa APA Marajó cada vez mais limpa”.

Vale destacar que desde 1989, o Arquipélago do Marajó é uma UC de Uso Sustentável, administrada pelo Ideflor-Bio. É considerada a maior UC na Costa Norte do Brasil, com 5,9 milhões de hectares e abrange os municípios de Afuá, Anajás, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure, além da parte insular de mais quatro municípios do arquipélago.