Semu participa de Encontro da Rede de Mulheres das Águas e das Marés do Pará
Evento promovido pela CONFREM reúne mais de 160 mulheres em busca de autonomia econômica e igualdade de gênero nas atividades costeiras e marítimas do Brasil
A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) participou de dois eventos importantes para o fortalecimento das reservas extrativistas e dos povos extrativistas costeiros marinhos no Pará. O I Encontro sobre Fundos Socioambientais das Marés e das Águas e o II Encontro da Rede de Mulheres das Águas e das Marés foram promovidos,a na última semana, pela Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros Marinhos (CONFREM) e contaram com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Ao todo, 163 mulheres, de várias partes do Brasil e do Pará, marcaram presença no encontro. A metodologia do evento foi dividida em dois momentos fundamentais: inicialmente, as mulheres tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências sobre o cotidiano e a realidade enfrentada por elas, especialmente em relação às políticas públicas para a garantia de direitos. Em seguida, ocorreu um momento dedicado ao Estado, no qual foram apresentadas as estruturas de serviços, programas e projetos destinados às mulheres.
Durante o encontro, quatro temas em particular chamaram a atenção da Secretaria de Estado das Mulheres: Autonomia Econômica, Ocupação dos Espaços de Poder, Saúde da Mulher e Direitos Reprodutivos.
Após o evento, a Rede de Mulheres das Águas e das Marés decidiu encaminhar uma Carta de Demandas ao Governo do Estado e ao Governo Federal, expressando a urgente necessidade de construir novos valores para garantir políticas públicas e direitos para as mulheres que trabalham nas atividades extrativistas costeiras e marítimas.
O evento ocorreu na Reserva Extrativista de Marinha de Maracanã, e no km 17, Assentamento Mocilândia e reuniu diversas representantes de entidades governamentais e não governamentais. Entre as participantes estavam mulheres representantes do Governo Federal, como a Coordenadora Geral do Gestão Participativa Costeiro Marinha do Ministério da Pesca e Aquicultura, Ormezita Barbosa; a Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Edel Morais; e a Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Carmem Foro. Também estiveram presentes representantes de outras regiões, como a Rede de Mulheres da Bahia (Lfigênia Santos), a ONG OCEANA (Mirian Bozzeto), e a Presidente da Colônia de Pescadores de Mato Grosso do Sul (Antônia Poliano).