Na Europa, Pará finaliza missão do Conselho Nacional de Secretários de Educação
A comitiva de gestores e pesquisadores brasileiros esteve no Cito Institute, referência na área, para discutir técnicas e metodologias
Ao lado de vários representantes de todo o Brasil, o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, participou na última semana, na França, da Missão Educacional Juntos Pelo Direito de Aprender, que levou secretários estaduais de Educação do Brasil para conhecer a experiência em avaliação escolar da França e dos Países Baixos. A iniciativa foi promovida pelo Fórum de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Secretário Rossieli Soares ao lado dos demais integrantes da comitiva brasileira“Voltamos ao Brasil borbulhando em ideias. Nesses últimos dias pudemos conhecer ações educacionais únicas, além de expandir o debate acerca das nossas iniciativas no Brasil, como a reforma do ensino médio e a consolidação de uma Base Nacional pioneira. Foram dias excepcionais que contribuíram para o que precisamos que o Brasil seja no futuro. Estamos trabalhando para fazer a diferença. Seguimos avançando para garantir um aprendizado assertivo, democrático e de qualidade para todos”, disse o secretário.
Na cidade de Arnhem, nos Países Baixos, a comitiva de gestores e pesquisadores foi ao Cito Institute, onde discutiu técnicas e metodologias de avaliações somativas e formativas. O Cito é uma das maiores referências em avaliação em larga escala do mundo.
A visita ao Instituto somou-se às demais atividades da missão nos Países Baixos, que incluíram visita à Escola Haarlemmermeer Lyceum e conversas com representantes do Ministério da Educação dos Países Baixos e o embaixador do Brasil no local Paulo Roberto Caminha de Castilhos França.
Nos dias anteriores, em Paris, a equipe também trocou experiências com o Ministério da Educação da França e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de buscar instrumentos e ferramentas que apoiem as redes brasileiras a avaliar e monitorar a aprendizagem de seus estudantes.
Além dos secretários estaduais de Educação do Brasil, a missão contou com a participação de secretários municipais e representantes de outras importantes instituições educacionais.