Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Primeira etapa de reconstrução da Uredipe é concluída no Telégrafo, em Belém

Referência no tratamento de doenças como HIV/Aids, mesmo em obra a unidade não interrompeu o acolhimento a usuários

Por Ascom (Ascom)
13/07/2023 11h03

Foi concluída a primeira etapa da reconstrução da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais, a Uredipe. Localizada no bairro do Telégrafo, na capital paraense, Belém, a Uredipe é referência no tratamento de doenças como HIV/Aids, sífilis e hepatite. Trata-se de uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e está com 50% das obras concluídas. 

A unidade conta com dois blocos de atendimento e por ser a principal referência neste perfil no Estado, a reconstrução é feita em duas etapas, para que os trabalhos de atendimento e acolhimento aos pacientes não sejam interrompidos. Desde o início deste mês de julho, a unidade está funcionando no prédio reconstruído, e o segundo bloco já foi desocupado para o início das obras a partir do próximo dia 10. A previsão é de que o segundo prédio seja entregue em doze meses.

De acordo com a Sespa, esta é a maior obra já feita na Unidade, que completa 36 anos de funcionamento em 2023. Todas as áreas e salas passam por reconstrução completa, com troca de pisos, portas e mobiliário, e modernização do acesso dos mais de 6.700 pacientes da unidade, além de aprimorar as condições de trabalho dos 170 servidores. A obra está orçada em R$ 2,2 milhões.

Segundo o engenheiro de obras da Sespa, Mayco Santos, esta segunda etapa da obra também fará uma modernização estrutural da unidade, com a substituição total da parte elétrica, hidráulica e esgoto, uma nova rede de gases para oxigênio dos pacientes, além de obras no estacionamento, nas guaritas e instalação de um novo transformador.

A diretora da Uredipe, Tassia Pinheiro, demonstrou satisfação com a entrega da primeira etapa: “A reconstrução da Uredipe é uma grande conquista, o nosso trabalho ficará muito melhor e humanizado. Nossos pacientes estão felizes com a conclusão da primeira etapa, até pelo conforto que podemos proporcionar, já que muitos deles vêm de outras regiões do estado para receberem atendimento. Aguardamos com muita ansiedade a entrega da segunda fase”, declarou.  

Para o Secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho, a reconstrução é um novo marco para a Uredipe: “Estamos indo além da simples reconstrução estética da unidade, A reconstrução da Uredipe é um orgulho da nossa gestão. Trata-se de um espaço que recebe pessoas de todo o Pará, com um perfil de atendimento que demanda cuidados e discrição. A primeira etapa foi cumprida, vamos trabalhar para entregar este segundo prédio o mais breve possível”, afirmou o titular da Sespa.

Texto de Edilson Teixeira