Governo do Estado autoriza construção de escola estadual na zona rural de Bragança
Estudantes de Bacuriteua e localidades próximas serão beneficiados pela nova estrutura educacional. O investimento, anunciado no aniversário do município, supera os R$ 4 milhões.
Para reforçar a educação pública em Bragança, na Região de Integração Rio Caeté, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), assinou neste sábado (08) a Ordem de Serviço para início das obras de construção do projeto Escola Rural, em Bacuriteua, localidade da zona rural do município. O documento foi assinado pelo governador Helder Barbalho durante a cerimônia de entrega do Orla do Rio Caeté, dentro da celebração pelos 410 anos de Bragança, no nordeste paraense.Governador Helder Barbalho após a assinatura da Ordem de Serviço que garante a construção da escola em Bacuriteua
"Parabéns à cidade de Bragança, para que ela continue crescendo e se desenvolvendo, valorizando seu patrimônio histórico. Essa é uma das cidades históricas mais antigas e valiosas do Brasil. Que possamos sempre lembrar o passado e investir no futuro, como na construção de escolas, para que a cidade possa receber os seus moradores e cuidar deles. Vida longa para Bragança!", destacou o governador Helder Barbalho, que assinou a Ordem de Serviço ao lado do secretário adjunto de Planejamento e Finanças da Seduc, Patrick Tranjan, representando o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Com investimentos superiores a R$ 4 milhões, o novo espaço vai contemplar salas de aulas, laboratório de informática, biblioteca, sala de direção, sala de apoio, cozinha, sala para professores, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcDs), refeitório, e outros espaços.
"A construção dessa escola é fundamental, pois estará perto da comunidade, o que ajuda a reduzir o custo de transporte escolar e traz melhorias à qualidade de ensino dos estudantes. A partir de agora, teremos uma comunidade escolar mais forte e participativa nessa comunidade. Além disso, com o Programa Dinheiro na Escola Paraense, que vai exigir mais participação da comunidade, essa escola e todas as outras do Estado estarão mais fortalecidas", garantiu Patrick Tranjan.
A nova unidade vai atender estudantes da rede estadual também de localidade próximas, que ganharão espaços climatizados para assegurar mais conforto. Distante cerca de 12 quilômetros da sede municipal de Bragança, a comunidade de Bacuriteua tem como atividades econômicas a pesca e o extrativismo de caranguejo.
O prefeito de Bragança, Raimundo Oliveira, destacou a importância da construção do novo espaço de educação no município. "Hoje é um dia muito feliz em Bragança, pois teremos muitas mudanças de vidas em nossa cidade com esse programa do governo e a construção dessa escola. Eu só tenho que agradecer a essa parceria do governador Helder Barbalho com a cidade de Bragança. Hoje é dia de gratidão", afirmou o gestor municipal.