Adepará se reúne com Agência do Amapá para definir estratégias comuns de defesa agropecuária
A direção geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) esteve reunida com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (diagro) para definir estratégias na execução com mais excelência do trabalho de defesa e inspeção sanitária animal e vegetal, comuns aos Estados. O encontro foi entre o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, e o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante, e ocorreu nesta sexta-feira (07), no Estado de Amapá.
Durante o encontro, foram discutidos temas importantes para a agropecuária brasileira, como o plano estratégico de retirada da vacina contra a febre aftosa - o Pará, assim como o Amapá, pretende obter o novo status sanitário de zona livre da doença sem vacinação, e assim garantir que a agropecuária alcance novos mercados internacionais. Outros assuntos discutidos foram as ações de controle e combate da mosca da carambola e a atuação conjunta nos estabelecimentos registrados com o Selo de Inspeção Estadual dos dois Estados, o que garante a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal e seus derivados.
“Estive na Diagro discutindo ações importantes que são comuns aos dois Estados, como plano estratégico de retirada da vacina, ações de controle e combate à mosca da carambola, além da atuação conjunta nos estabelecimentos registrados com SIE/PA E SIE/AP, para trabalharmos com mais excelência na defesa agropecuária”, ressaltou Jamir Macedo.
O diretor da Adepará também destacou que o termo de cooperação técnica entre as Agências será renovado, para que a atuação e interação entre elas aumente e seja fortalecida.
Além disso, como presidente da Fonesa Norte (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), o diretor da Adepará ouviu as demandas e sugestões da Agência de Defesa do Amapá, que serão levadas junto com as estratégias comuns dos Estados ao Ministério da Agricultura e à Fonesa Nacional, para que aumente a qualidade do trabalho de defesa e inspeção sanitária brasileira, contribuindo assim para o crescimento econômico e sustentável do país.
O trabalho da defesa agropecuária do país garante que os produtos brasileiros sejam comercializados em âmbito internacional, já que as Agências possuem um papel fundamental e único no controle sanitário, na certificação desses produtos, atendendo às demandas do mercado internacional, além de garantir a prevenção contra as mais diversas doenças e pragas que possam afetar os animais e vegetais, preservando a integridade e qualidade durante a produção dos alimentos.