Delegacia de Salinas ganha ‘Sala Lilás’ para atendimento de mulheres e crianças
Espaço funcionará integrado com uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu)
O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou nesta sexta-feira (30), na sede da Delegacia de Polícia Civil de Salinópolis, no nordeste paraense, o espaço "Sala Lilás", que funcionará integrado com uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu). O local foi projetado para acolher mulheres em situação de violência doméstica, além de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
“Quero compartilhar a alegria de participar desse momento, com a abertura desse espaço, iniciamos nossas análises estratégicas junto à Secretaria de Segurança Pública, para que possamos orçar a implementação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) no município. Precisamos avançar em ações como essa para buscar a redução dos crimes de feminicídios e outros delitos praticados contra mulheres, crianças e adolescentes”, pontuou o chefe do Executivo estadual.
Segundo o delegado-geral Walter Resende, a implantação da Sala Lilás representa mais qualidade no atendimento de pessoas vítimas de crimes em situação de vulnerabilidade e celeridade em procedimentos policiais. “Com esse novo dispositivo implantado pelo Governo do Estado dentro da unidade policial, ampliaremos nossas frentes investigativas e continuaremos o combate com rigor os delitos praticados contra grupos vulneráveis”, frisou Resende.
Oportunidade - Nascida em Salinas, a estudante de Serviços Social, Cleide Maciel, de 42 anos, festejou a conquista do espaço acolhedor para o município. “Será uma oportunidade incrível, poder ajudar a população da minha cidade. Sem dúvidas, essa integração entre a Secretaria da Mulher e a Polícia Civil vai proporcionar mais segurança para mulheres, crianças e adolescentes”, contou.
A secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, comemorou a conquista do espaço e falou sobre as ações que estão sendo realizadas. “O projeto ‘Sala Lilás’ é um espaço de garantia de direitos e valorização da vida. Esperamos que mulheres não sejam vítimas, mas se precisarem serão acolhidas com atendimento humanizado e direcionamento para romper o ciclo de violência doméstica. Nossa meta será implantar outras salas e unidades especializadas por todo o Estado”, pontuou.
Paula Gomes - Secretária SEMUPaula Gomes informou ainda que a Secretaria já iniciou uma Campanha de Verão voltada para o combate ao assédio e à importunação sexual. Através dessa iniciativa, funcionários e funcionárias de bares, restaurantes e casas noturnas receberam uma capacitação para identificar situações de violência contra as mulheres e fornecer o suporte necessário. A inauguração da Sala Lilás representa mais um passo nessa jornada, garantindo um espaço acolhedor para mulheres que sejam vítimas de violência.
A entrega do espaço ainda contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, do diretor de Polícia do Interior (DPI), Hennison Jacob, e de outros servidores da PC e Semu.