Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Obras do programa Asfalto Por Todo o Pará iniciam no bairro do Tapanã, em Belém

As obras são executadas pela Seinfra, responsável por todas as etapas dos serviços, que incluem limpeza, topografia, terraplenagem, pavimentação e drenagem

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
13/04/2026 14h33

A manhã desta segunda-feira (13) começou com avanço concreto na infraestrutura urbana de Belém. No bairro do Tapanã, a movimentação intensa de máquinas e operários marcou o início das obras da nova etapa do programa Asfalto Por Todo o Pará, levando mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para os moradores da região.

Claudia Monteiro

Moradora do bairro há 20 anos, a dona de casa Claudia Monteiro acompanha de perto a transformação. “Aqui é horrível, tem muitas ruas só lama e buraco. Eu ando de bicicleta e sempre é um risco cair, mas agora estou mais aliviada por saber que tá vindo asfalto para várias ruas”, contou.

O início das obras ocorre poucos dias após o lançamento da nova etapa do programa, realizado no último sábado (11), em Belém. Na ocasião, a governadora Hana Ghassan destacou a ampliação das frentes de trabalho e o alcance da iniciativa, que prevê 270 quilômetros de pavimentação em todo o Estado, além de serviços de drenagem e urbanização. Ao todo, 40 frentes foram mobilizadas, com início imediato na capital e expansão para outros municípios.

As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), responsável por todas as etapas dos serviços, que incluem limpeza, topografia, terraplenagem, pavimentação e drenagem. O secretário Adler Silveira reforçou o compromisso com a qualidade e a agilidade na execução. “As equipes já estão mobilizadas e os maquinários estão nas ruas iniciando os serviços. Vamos atuar de forma completa, garantindo qualidade e durabilidade nas obras, com impacto direto na vida da população”, afirmou.

Maria Rodrigues

No Tapanã, moradores já celebram o início dos trabalhos. A aposentada Maria Rodrigues, que vive na Rua das Orquídeas, uma das vias contempladas, descreve a realidade enfrentada antes da obra. “A minha rua está só buraco, quando chove fica horrível, quase entra água, várias casas já foram pro fundo. Estávamos aguardando tanto por esse asfalto, vai melhorar e muito, estou muito feliz”, comemorou.

Na Rua das Begônias, o aposentado Tabajara Lima, morador há 30 anos, também destacou a importância da intervenção. “Já começaram as obras aqui na minha rua e estou muito feliz por isso, vai melhorar muito a nossa vida”, disse.

Com o avanço desta nova etapa, o programa Asfalto Por Todo o Pará reforça os investimentos do Governo do Estado na melhoria da mobilidade urbana e da infraestrutura viária. Desde 2020, a iniciativa já alcançou todas as regiões de integração do Pará, somando mais de 2 mil quilômetros de pavimentação urbana e cerca de R$ 5,90 bilhões em investimentos, consolidando-se como uma das maiores ações de infraestrutura urbana da história do Estado.