Merendeiras da rede estadual de ensino recebem curso de capacitação
O curso foi voltado para 94 merendeiras da Grande Belém. Em breve, o treinamento também será oferecido às profissionais dos demais municípios
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, por meio da Coordenadoria de Assistência ao Estudante (CAE), uma nova formação de capacitação voltada para profissionais responsáveis pela merenda escolar da rede estadual. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (28), no auditório da Secretaria, e reuniu profissionais que atuam nas Diretorias Regionais de Ensino da Região Metropolitana de Belém.
''Hoje estamos promovendo essa formação, além da certificação para essas profissionais. A ideia é que elas possam chegar nas suas escolas com mais vontade, com mais entusiasmo, mais alegria, para preparar a merenda dos nossos estudantes. No curso elas estarão recebendo orientações das nossas nutricionistas para que possam melhorar seus trabalhos na escola. Então, tudo isso é para fazer com que possamos melhorar os nossos índices, e melhorando a merenda, nós já estamos dando um passo fundamental em direção a essa qualidade'', disse o secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, Belmiro Neto, que participou da abertura dos trabalhos.
A capacitação para manipuladores de alimentos teve como palestrantes as nutricionistas Nelly Diógenes e Joana Francisca Gonçalves, que apresentaram uma visão geral sobre os principais aspectos da alimentação, dentre eles a segurança alimentar, higiene e comportamento pessoal. Neste primeiro momento, o curso foi voltado para 94 merendeiras das DREs (Diretorias Regionais de Ensino) da Região Metropolitana de Belém. Em breve, o treinamento também será oferecido para profissionais da merenda escolar das DREs dos interiores.
''Essa capacitação para manipuladores de alimentos é muito importante para que possamos oferecer uma alimentação escolar segura para os nossos alunos, para que essas profissionais sejam capacitadas e qualificadas para tal função. Essa reciclagem tem que ser feita no mínimo a cada seis meses após a qualificação. Já tivemos também a capacitação dos supervisores, que foi o nosso primeiro momento e agora, é o das merendeiras. A partir daí, fazemos o trabalho da supervisão fazendo a fiscalização para ver se esses manipuladores estão aplicando corretamente as técnicas repassadas aqui'', explica Joyce dos Anjos, coordenadora da Alimentação Escolar da Seduc.
A merendeira Ana Paula Nascimento atua em uma escola estadual da Grande Belém e destacou a importância da formação para as profissionais. “Tá sendo maravilhoso, primeiro que a gente está aprendendo muitas técnicas que, apesar de eu já ser merendeira há pouco tempo, não conhecia. Está sendo muito gratificante, porque está sendo um aprendizado que vai muito além com as técnicas que estão sendo repassadas. Sabemos que 70% da alimentação do aluno está nas nossas mãos, então temos que fazer o preparo bem adequado e poder repassar, pra eles também, 100 por cento de qualidade, além do amor e o carinho com que a gente já faz a alimentação”, contou ela.
Ao final de mais uma capacitação de quatro horas, todas as 94 participantes do curso receberam certificados.
Texto: Clayton Santos, com colaboração de Igor Oliveira (Ascom/Seduc)