Em Salvaterra, Estado entrega cheques do "Sua Casa" a mais de 370 famílias
Governador Helder Barbalho reforçou, neste sábado (24), que além da iniciativa ajudar os moradores com a construção e reconstrução das casas, que o recurso seja usado na contratação de mão-de-obra local
Política habitacional do ″Sua Casa″ vem mudando a realidade de famílias em situação de vulnerabilidade nas 12 regiões de integração do Pará.Com um investimento superior a R$ 3 milhões, o Governo do Estado beneficiou 378 famílias de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, por meio do programa "Sua Casa". Os cheques, que são emitidos como parte da política pública de fomento à habitação de qualidade, foram entregues pelo governador Helder Barbalho neste sábado (24), após a entrega da nova delegacia de polícia do município.
“Estou muito feliz com essa entrega. Esse recurso não é um empréstimo. Mas oriento que as famílias utilizem adequadamente. Usem o recurso aqui no município, nas lojas daqui. Contratem gente de Salvaterra para fazer a construção e usem essa ajuda com sabedoria”, orientou Helder Barbalho.
O "Sua Casa" é gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). Presidente da instituição, Luís André Guedes destacou durante a entrega, o potencial transformador do programa.
Presidente da Cohab esclarece que etapa atual é de concessão de recursos para que famílias inscritas no programa concluam as obras das moradias.“Estamos fechando o ciclo das entregas. Os moradores se inscreveram, receberam a primeira etapa, fizeram a prestação de contas da utilização adequada do recurso e hoje estão recebendo a segunda parcela. Com o recurso de agora, as famílias vão concluir as obras e assim seguimos fazendo a determinação do governador em atender as famílias que mais precisam de ajuda”, frisou Guedes.
Raimundo Max Gonçalves dos Santos recebeu neste sábado a segunda e última parcela dos cheques da iniciativa habitacional. O morador lembrou que recebeu a primeira etapa em 2020. De acordo com ele, o recurso recebido hoje vai garantir a conclusão da construção da moradia da família: “Com a primeira parte, eu levantei as paredes da casa. Agora vou terminar de construir a casa da minha família para nós morarmos. Só estou conseguindo isso porque tive ajuda, senão, não seria possível", contou.
O valor concedido pelo programa é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que a iniciativa foi lançada, em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.
O "Sua Casa" já beneficiou mais de 187 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 25 de maio de 2023, a política pública na área da habitação ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 37 mil residências. Desde 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em 133 municípios paraenses, em todas as 12 regiões de integração. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões de reais.
O ″Sua Casa″ já beneficiou mais de 187 mil pessoas de todo o Pará.O programa atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. A iniciativa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos.