Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Em Belém, Policiais civis integram programação do 17º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Por Talison Lima (PC)
21/06/2023 20h07

Representantes da Polícia Civil do Pará (PCPA) participam do 17º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que iniciou nesta quarta-feira (21), em Belém. A capital paraense é a primeira cidade da região Norte a receber o encontro que discute temas voltados ao combate de crimes na Amazônia, em especial, relacionados a grupos vulneráveis, meio ambiente e segurança.

O evento reúne profissionais da segurança pública, gestores federais, estaduais e municipais, acadêmicos e sociedade civil dos 26 estados e do Distrito Federal.

A delegada-geral adjunta da PCPA, Daniela Santos, destacou a importância da troca de experiências entre as instituições. “Em nosso momento de fala, tratamos do crescimento de casos de violência de gênero no Brasil. Foi possível apresentar o modelo de acolhimento que é aplicado em procedimentos na PCPA, não somente nas especializadas, mas também nas delegacias da capital e no interior.

Delegada Daniela SantosCom a oportunidade de conhecermos o que vem sendo realizado em outras unidades da federação e apresentamos o que vem dando certo no estado do Pará. Com isso, podemos planejar ações macro para trabalhar as frentes de prevenção e combate de crimes e reduzir os índices de ocorrências em nosso Estado”, ressaltou.

Também estiveram presentes a DPC Ariane dos Santos Melo, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), que fez a mediação da mesa “Como implantar políticas de prevenção à violência contra crianças e adolescentes?”, o DPC Arthur Braga, diretor da Delegacia Fluvial, que conduziu a mesa “Bases Fluviais Integradas: Estratégias e desafios para o enfrentamento aos crimes nas áreas fluviais”, o DPC Rodrigo Zambardino (PC/PA) que integrou os palestrantes da mesa “A vitimização de policiais no Brasil”.

Escrivã AletheiaA escrivã Alethea Bernardo, chefe de cartório da DAV/PCPA, falou sobre “Como fazer chegar políticas de acolhimento e enfrentamento à violência de mulheres em situação de violência doméstica na região amazônica”, destacando o cenário local e apresentou um panorama institucional realizado pela PCPA.

A programação encerra na quinta-feira (22) com mesas de discussão sendo realizadas no Hangar - Centro de Convenções.